Show da Madonna: esquema da PM conta com centro de monitoramento móvel
Conjunto de equipamentos de tecnologia de ponta instalado em caminhão adaptado com capacidade para transportar carga de 26,5 toneladas custou R$ 8,6 milhões
Velha lançadora de modas musicais e comportamentais, a cantora Madonna vai marcar uma tendência também na segurança pública do Rio: sua apresentação na Praia de Copacabana, neste sábado (4), contará com a presença do novo Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM), um conjunto de equipamentos de tecnologia de ponta instalado num caminhão adaptado com capacidade para transportar carga de 26,5 toneladas. Resultado de um investimento de R$ 8,6 milhões, o CICCM inicia em seu show a carreira de fortalecer a segurança durante os megaeventos. Sua presença já está confirmada também no Rock in Rio, em setembro; na conferência global do G20, em novembro; e no réveillon.
+ Show da Madonna: metrô vai funcionar até as quatro horas da manhã
“Este caminhão é um avanço, uma extensão do Centro Integrado de Comando e Controle. A ideia é que ele e o CICCM funcionem juntos, então tudo o que está acontecendo aqui está sendo refletido lá. Isso será fundamental para que as pessoas possam, com muita velocidade, garantir a segurança pública em grandes eventos e em situações complexas, como um fim de semana de praia lotado”, afirmou o governador do Rio, Cláudio Castro, na cerimônia de lançamento do CICCM, na segunda (29).
Adquirido pela Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio, o conjunto de equipamentos está preparado para dar suporte logístico e operacional à área de segurança pública. O novo comando móvel receberá imagens em tempo real, transmitidas por drones, aeronaves tripuladas e câmeras instaladas em vias públicas. Equipado com gerador de energia para garantir o funcionamento ininterrupto das atividades e instalações específicas para os operadores, o CICCM conta com dois drones de longo alcance, com câmera de zoom (com capacidade de aproximar o alvo em até 200 vezes) e câmera térmica, um mastro telescópico para elevação de câmera, uma câmera térmica de longo alcance, seis câmeras de alta resolução, 12 câmeras móveis com pórticos e rede de comunicação móvel, sala de crise com mesa de reunião para seis pessoas e tela interativa de toque e controle de acesso por reconhecimento facial, entre outros equipamentos.
Porta de entrada para turistas no Rio, o Aeroporto Internacional Tom Jobim também reforçou a operação para o megaevento. Até segunda (6), a concessionária espera 170 voos extras de 30 origens e destinos diferentes, totalizando 15 mil passageiros adicionais entre embarques e desembarques desde quarta (1º). No dia da apresentação de Madonna (4) e no seguinte, o aeroporto reforçará a operação com aumento de 100% no número de agentes de operações e equipes de atendimento aos passageiros nos horários de maior movimento; 50% a mais de carrinhos de golfe para transporte de passageiros pela área restrita do Terminal 1 e Píer, sendo um veículo dedicado a passageiros da Azul; controle de trânsito extensivo da equipe de apoio na calçada e vias de acesso; atendimento 24h nos balcões de informações e achados e perdidos. A cooperativa de táxi que opera no terminal e os carros de aplicativo da Uber também estarão mobilizados para o aumento de demanda durante toda a semana do evento. Para quem usar transporte público, o sistema de ônibus BRT vai funcionar 24h por dia, inclusive a linha que liga Aeroporto Internacional Tom Jobim ao Terminal Gentileza (TIG), permitindo integrações especiais até a Enseada de Botafogo e demais serviços regulares que já operam no terminal multimodal.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Ainda no finger, quem veio de longe para conferir a artista na Cidade Maravilhosa poderá ganhar um leque com o dizer “Celebre o Rio”. No trajeto do desembarque doméstico, os turistas serão surpreendidos com uma performance de dançarinos executando coreografias com patins ao som de músicas da cantora. Um backdrop com referências a clipes icônicos misturados a símbolos do Rio de Janeiro estará na área pública do desembarque para o registro de fotos. Na Rádio RIOgaleão, a playlist com Madonna já começou a aquecer o público para o show desde quarta (1º).