Vai ao show do Bruno Mars no Engenhão? Confira o esquema de transportes
Trem e metrô terão mais veículos para o público que vai às apresentações, que acontecem nesta quarta (16), sábado (19) e domingo (20)
Os shows de Bruno Mars no Estádio Nilton Santos, o Engenhão, que acontecem nesta quarta (16), sábado (19) e domingo (20), terão esquema especial de transporte e de trânsito organizado pela prefeitura.
A recomendação é utilizar o transporte público, já que as principais ruas no entorno do estádio estarão bloqueadas à circulação de veículos e o estacionamento estará proibido.
+ Caso dos transplantes: técnica que assinou laudo tinha diploma falso
Trem
A SuperVia montou esquema especial para o transporte dos fãs nos dias de shows. A concessionária recomenda a compra antecipada da passagem. Nesta quarta (16), sábado (19) e domingo (20), além dos horários normais do trem, haverá viagens diretas da estação Central do Brasil para a estação Olímpica do Engenho de Dentro.
Na quarta (16), os intervalos serão de 40 minutos, entre 16h50 e 20h. No sábado (19) e domingo (20), os intervalos serão de 30 minutos entre 16h e 20h.
Após o término dos shows, o retorno se dará a partir da estação Olímpica de Engenho de Dentro, que funcionará até 0h30 para embarque dos clientes. Todas as demais estações estarão abertas apenas para desembarque. A integração com o Metrô só poderá ser realizada na estação Central do Brasil.
Haverá trens diretos da estação Olímpica de Engenho de Dentro para a Central do Brasil e viagens com serviço de trens paradores (não parando na estação Praça da Bandeira), com intervalo médio de 10 minutos.
+ Produção de cerveja sobe no Rio, mas estado ainda é o sexto no ranking
Já para Santa Cruz, as viagens serão paradoras, atendendo as estações do ramal Deodoro, com intervalo médio de 30 minutos. As viagens sentido Japeri serão expressas, realizando parada em Madureira, Deodoro e demais estações do ramal. O intervalo médio será de 30 minutos.
Veja a plataforma de embarque para cada serviço/ramal na estação Olímpica de Engenho de Dentro:
Trens diretos para Central do Brasil – Plataforma 4, linhas D e E;
Trens paradores para Central do Brasil – Plataforma 2, linha B;
Trens expressos para Japeri – Plataforma 3, linha C;
Trens paradores para Santa Cruz, atendendo o ramal Deodoro – Plataforma 1, linha A.
+ Canecão: saiba os detalhes do projeto de revitalização da casa de shows
Metrô
O MetrôRio orienta que os clientes comprem os créditos dos cartões com antecedência ou utilizem o pagamento por aproximação diretamente nos validadores das catracas.
Nos três dias de shows, a concessionária vai estender o horário de embarque de clientes na estação Central do Brasil/Centro, que faz a integração com o serviço de trens urbanos da SuperVia, até 1h30, para facilitar o retorno do público.
+ Pesquisa da PUC-Rio usa IA para entender ação de remédios no corpo humano
O embarque será feito exclusivamente pelo acesso A (Central do Brasil). As demais estações do sistema funcionarão normalmente das 5h à meia-noite, na quarta (16) e no sábado (19) ; e das 7h às 23h, no domingo (20). Porém, depois do horário habitual de funcionamento, elas ficarão abertas apenas para desembarque e dispersão do público.
Nos três dias, a linha 2 vai operar entre Pavuna e Botafogo, e as linhas 1 e 4 seguirão o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. A transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e Botafogo.
+ Como vai funcionar a nova concessão das barcas no Rio de Janeiro
Para ir ao evento, a recomendação é que o público se antecipe e que o desembarque seja realizado na estação Central do Brasil/Centro, local de integração com os trens da SuperVia, em direção ao estádio.
No retorno das apresentações, a partir da estação Central do Brasil/Centro, o público poderá seguir para as estações das linhas 1 e 4 no sentido Uruguai/Tijuca ou sentido Jardim Oceânico/Barra da Tijuca, ou da linha 2, no sentido Pavuna.
+ Moradores do Leme entram em guerra contra quem frequenta a praia à noite
Nesse período, não haverá integração com trens urbanos nas estações Maracanã e São Cristóvão do MetrôRio. Haverá integração apenas na estação Central do Brasil/Centro.
Serviço:
Metrô – Linhas 1, 2 e 4
Quarta (16) e sábado (19): das 5h à meia-noite, com extensão de horário para embarque na estação Central até 1h30, e as demais estações apenas para desembarque após horário regular.
Quinta (17) e sexta (18): das 5h à meia-noite.
Domingo (20): das 7h às 23h, com extensão de horário para embarque na estação Central até 1h30, e as demais estações apenas para desembarque após horário regular.
Transferência entre as linhas 1 e 2
Quarta (16), quinta (17), sábado (19) e domingo (20): no trecho compartilhado entre as estações Central do Brasil/Centro e Botafogo.