Sete atrações imperdíveis no Parque Nacional da Tijuca
Oásis verde recebeu mais de 4,6 milhões de pessoas em 2024

Uma joia no coração da cidade, o Parque Nacional da Tijuca, com suas trilhas e cachoeiras, é a unidade de conservação mais visitada do país. O oásis verde recebeu mais de 4,6 milhões de pessoas em 2024 e segue imbatível no ranking. Esse foi o 16º título. Confira sete atrações imperdíveis no parque:
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
1.Vista Chinesa. Erguido no início do século XX, o mirante de inspiração oriental no Alto da Boa Vista oferece uma das vistas mais cinematográficas da Zona sul. Prepare o clique! As imagens vão atrair inúmeras
curtidas.
2. Cachoeira do Horto. O caminho até a queda d’água é rápido e fácil, partindo do Alto da Boa Vista. O ideal é chegar cedo, ainda mais aos fins de semana, porque a área costuma ficar lotada de banhistas.
3. Pico da Tijuca. O ponto mais alto do parque (e da cidade do Rio) está a 1 021 metros de altitude. Durante a caminhada é preciso fôlego para vencer uma longa escadaria de pedra. A recompensa é admirar as belezas da cidade em 360 graus.
4. Lago das Fadas. Escondido entre bromélias e árvores frondosas, o local é perfeito para descansar ao som do canto de passarinhos depois de uma trilha ou pedalada. Aproveite as sombras e relaxe.
5. Pedra Bonita. O percurso até lá, de cerca de 50 minutos, não exige muito preparo físico. No topo, o visual das praias da Barra e São Conrado impressiona e ainda dá para assistir “de camarote” aos voos de asa delta e parapente.
+ Rio é eleito melhor destino do afroturismo; veja atrações imperdíveis
6. Mesa do Imperador. Trata-se de um pedaço da história do Brasil encravado na floresta. No século XIX, o espaço recebia piqueniques da Corte e, hoje, convida a uma charmosa pausa entre um mirante e outro.
7. Pedra da Gávea. A trilha mais famosa leva cerca de cinco horas, e é também a mais desafiadora, com a famosa carrasqueira no caminho, um paredão de pedra íngrime de 30 metros para escalar. Mas a vista lá do alto para toda a cidade faz cada passo valer a pena.