AVALIAÇÃO ✪✪✪
Com senso estético apurado em quase trinta anos como cenógrafo de peças e espetáculos de dança, Sergio Marimba tem também bons serviços prestados às escolas de samba cariocas, na concepção de alegorias e adereços mesmerizantes. Em paralelo, ele construiu uma trajetória de criador visual com uma produção consistente e bem distante da chamada arte decorativa. É o que comprova sua segunda mostra individual, Lembranças Perdidas, que suscita reflexões sobre a passagem do tempo e o caráter transitório da nossa existência.
Em cartaz na Caixa Cultural, a exposição reúne trinta painéis fotográficos, duas esculturas e uma instalação. Placas de aço amassadas e chapas de ferro empilhadas servem de suporte para velhas fotografias, reproduções de documentos antigos e ampliações de prosaicas cenas infantis feitas na primeira metade do século passado. Marimba acentua o envelhecimento usando o processo de oxidação e raspagem das imagens. Também retêm a atenção as instalações Gêmeas e a impressionante Identidade, ocupando uma parede com 2 533 placas enferrujadas que emolduram fotografias 3×4.
Confira a galeria com imagens da mostra
Sergio Marimba. Caixa Cultural – Galeria 1. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 2544-7666, Carioca. Terça a sábado, 10h às 22h; domingo, 10h às 21h. Grátis. Até dia 27. https://www.caixacultural.com.br.
Luto — morre o campeão de voo livre Phil Haegler: “Ele era nosso herói”
A Geração sanduíche — e o recheio que somos nós a viver aos solavancos
O que abre e o que fecha no feriadão da Consciência Negra no Rio
10 dicas para correr a vida toda: evolua com fôlego, constância, sem lesão
O céu do Rio sem asa delta: último vídeo do Phil Haegler





