Segunda via de carteira de motorista já pode ser solicitada pela internet
Pedido simplificado pode ser feito pelo site do Detran; motorista só precisa comparecer ao posto para pegar o documento
Conseguir uma segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) está mais fácil a partir desta terça (25). O Detran.RJ lançou o processo simplificado de pedidos da segunda via do documento de maneira totalmente virtual, pelo Posto Digital do Detran.RJ. Assim, usuários não precisarão agendar o atendimento presencial em postos físicos e só será necessário comparecer à unidade na hora de receber a nova carteira.
+ Meia maratona inédita no Rio terá chegada no pôr do sol do Corcovado
Para que o pedido possa ser feito pelo posto digital, os usuários não poderão fazer qualquer mudança de dados cadastrais na CNH, já que o sistema do Detran.RJ vai aproveitar a foto e os dados biométricos registrados no órgão para produzir nova cópia impressa e digital do documento. Caso haja a necessidade de alterações de dados, será preciso comparecer a um posto.
A segunda via de CNH é solicitada nos casos de extravio, dano ou rasura, e roubo ou furto do documento original, sempre dentro do prazo de validade. No posto Digital, será obrigatório indicar o número do Duda pago pelo serviço de segunda via (código 214-3, no valor de R$ 173,03). Usuários com direito à isenção da taxa do Duda continuarão agendando o atendimento presencial. É o caso de vítimas de furto ou roubo que apresentarem o Registro de Ocorrência e dos idosos. Vítimas de furto, no entanto, poderão optar por requerer a segunda via no Posto Digital caso decidam pagar o Duda.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Lançado pelo Detran.RJ em 2021, o posto digital está disponível no site do Detran.RJ (www.detran.rj.gov.br) e permite ao usuário se conectar ao sistema do Detran, usando login e senha, para realizar procedimentos e obter documentos. Desde julho, já é possível solicitar, de forma simplificada, a renovação da Carteira Nacional de Habilitação. Neste caso, os usuários podem comparecer a um posto, sem necessidade de agendamento, apenas para tirar uma nova foto e fornecer as impressões digitais. Para acessar o Posto Digital, o usuário precisa ter cadastro no portal gov.br, do Governo Federal.