Clique e assine por apenas 4,90/mês

Sarampo: Santo Agostinho confirma caso na escola e alerta sobre vacinação

No estado do Rio, já são 276 casos registrados neste ano; apenas um terço do público-alvo foi vacinado até o momento

Por Carolina Barbosa - Atualizado em 10 mar 2020, 11h39 - Publicado em 10 mar 2020, 11h38

Uma das instituições de ensino mais tradicionais do Rio, o Colégio Santo Agostinho do Leblon enviou um e-mail nesta segunda (9) comunicando aos pais/responsáveis dos alunos sobre a confirmação de um caso de sarampo no Ensino Médio. Como medida de precaução e na tentativa de evitar a propagação da doença, o comunicado ainda faz um alerta: “Como o vírus do sarampo se transmite pelas vias respiratórias com facilidade, é muito importante que todos estejam com a vacina em dia. Caso suspeite de contaminação, consulte seu médico. Se o diagnóstico for positivo, por favor, informe à Coordenação do seu Segmento”. O texto ainda vinha acompanhado de um folder do Ministério da Saúde com um explicativo acerca dos sintomas da doença.

No estado do Rio, já são 276 casos registrados apenas neste ano, de acordo com balanço divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde. A meta é imunizar 3 milhões de pessoas contra a doença, mas apenas um terço do público-alvo foi vacinado. Em campanha contra a doença desde o dia 13 de janeiro, a SES já promoveu dois Dias D. É que o sarampo é uma doença contagiosa, sendo transmitida pela fala, tosse ou espirro. Os principais sintomas são mal-estar, febre, manchas vermelhas no rosto e no corpo, tosse, coriza e conjuntivite.

A vacinação é recomendada entre os 6 meses de idade até 59 anos, sendo que as crianças representam quase 60% dos casos.

Entre esta terça (10) e sexta (13), caminhões do órgão estarão nas regiões Serrana, Centro Sul, Baía de Ilha Grande e Médio Paraíba.

10 e 11 de março, de 8h às 14h
Petrópolis
Três Rios
Mangaratiba
Valença

12 e 13 de março, de 8h às 14h
Nova Friburgo
Paraíba do Sul
Angra dos Reis
Resende

Continua após a publicidade
Publicidade