Continua após publicidade

Frango assado, sanduíche de atum, cerveja: o que pode entrar na Sapucaí?

Desde que para consumo próprio, e em embalagens que não apresentem risco, comidas e bebidas em geral estão liberadas. Mas nada de guarda-chuvas ou banquinho

Por Da Redação
Atualizado em 16 mar 2022, 14h12 - Publicado em 16 mar 2022, 13h39
Ensaio técnico no Sambódromo
Ensaio técnico: foliões podem levar alimentos para consumo próprio, desde que eles não estejam em embalagens de vidro, metal ou qualquer outro material cortante e perigoso para o público. (Rafael Catarcione/Riotur/Divulgação)
Continua após publicidade

Depois que foliões foram barrados no Sambódromo no último fim de semana porque carregavam comida e bebida para assistir aos primeiros ensaios técnicos das escolas de samba que se preparam para os desfiles de 2022, muita gente ainda não sabe o que pode ou não levar para garantir um lanchinho na avenida.

+ Novo sistema de iluminação do Cristo economizará 68% de energia

A polêmica ganhou amplitude ao chegar às redes sociais quando o carnavalesco da Mangueira, Leandro Vieira, reclamou no Twitter que suas tias não puderam entrar com franguinho assado na vasilha, risole de carne e sanduíche com pasta de atum no pão de forma, e o prefeito Eduardo Paes saiu em sua defesa, em outro tweet: “Não sei quem disse isso. Seja quem for, está desde já autorizado. E quem ameaçar barrar perde o comando do Sambódromo. Avisa as suas tias, Leandro Vieira”. A Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), então, apressou-se em avisar, em nota, que “Por ordem do presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), Jorge Perlingeiro, as equipes de fiscalização e segurança que atuam nos acessos ao Sambódromo nos ensaios técnicos das Escolas do Grupo Especial e da Série Ouro foram instruídas a permitir a entrada de pessoas que estejam carregando alimento e bebida para consumo próprio”.

+ Fotos revelam carioquices da Escola Americana, que completa 85 anos

Então, afinal, o que pode ser incluído deste farnel? Não há problemas em levar sanduíches, bolos, salgadinhos, biscoitos e até o tradicional frango assado, desde que acondicionados em embalagens de plástico ou isopor, por exemplo. As de vidro, metal ou qualquer outro material cortante e perigoso para o público estão vetadas. Isopores e bolsas térmicas estão autorizados também. A proibição é para bebidas em grande quantidade, o que configura venda ambulante. Portanto, nada contra a entrada de refrigerantes, cervejas ou garrafas de água.

Mas atenção: os foliões também não podem levar cadeiras, banquinhos e guarda-chuvas. Da mesma forma, o bastão para selfies e os drones foram vetados pela Liesa, que proíbe ainda bandeiras ou cartazes contendo mensagens ou símbolos com divulgações comerciais. Fora isso, não entra quem carregar capacetes, armas de fogo ou armas brancas, como facas, canivete ou estilete, assim como tesouras, pinças e cortadores de unha. Fogos de artifício, explosivos e sinalizadores não serão liberados. Substâncias tóxicas, incluindo drogas ilegais, nem pensar.

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

O que não pode falta mesmo para a entrada, que é gratuita nos ensaios técnicos, é o comprovante de vacinação contra a Covid-19. Vale tanto o comprovante de vacinação físico (caderneta) como o digital. A expectativa é a de que os testes das escolas atraiam uma média de 50 mil espectadores por noite. Para evitar que o público se concentre só em algumas arquibancadas, gerando aglomerações desnecessárias, equipes de apoio estão distribuindo as pessoas pelo Sambódromo.

Para oferecer mais comodidade e facilidade aos foliões, o MetrôRio vai estender o horário de operação nas estações Central e Praça Onze aos domingos de ensaios técnicos das escolas de samba na Marquês de Sapucaí até meia-noite. As demais estações fecharão as portas normalmente, às 23h, como de praxe aos domingos, e depois desse horário, só funcionarão para desembarque. Aos sábados de ensaios no Sambódromo, o funcionamento do sistema será mantido, das 5h à meia-noite.

Confira o calendário dos ensaios técnicos:

19 de março, sábado, Série Ouro

19h: Unidos da Ponte

20h: Acadêmicos do Cubango

Continua após a publicidade

21h: Império da Tijuca

20 de março, domingo, Grupo Especial

20h30: Paraíso do Tuiuti

21h40: Unidos de Vila Isabel

22h50: Mangueira

26 de março, sábado, Série Ouro

19h: Inocentes de Belford Roxo

Continua após a publicidade

20h: Acadêmicos do Sossego

21h: Acadêmicos de Santa Cruz

27 de março, domingo, Grupo Especial

20h30: Unidos da Tijuca

21h40: Beija-Flor de Nilópolis

22h50: Acadêmicos do Salgueiro

Continua após a publicidade

2 de abril, sábado, Série Ouro

19h: União da Ilha do Governador

20h: Acadêmicos de Vigário Geral

21h: Unidos do Porto da Pedra

3 de abril, domingo, Grupo Especial

Não haverá o ensaio das 20h30

21h40: Mocidade Independente de Padre Miguel

Continua após a publicidade

22h50: Acadêmicos do Grande Rio

9 de abril, sábado, Série Ouro

19h: Estácio de Sá

20h: Unidos de Bangu

21h: Unidos de Padre Miguel

10 de abril, domingo, Grupo Especial

Teste de som e luz lavagem da pista

22h50: Unidos do Viradouro

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.