Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

O aeroporto Santos Dumont vai voltar a receber mais voos em 2026? Entenda

Companhias aéreas e Anac se reuniram para debater ajustes na norma

Por Da Redação
23 dez 2025, 13h12 •
Número de passageiros no Santos Dumont
Santos Dumont: Ministro de Portos e Aeroportos confirma aumento do número de passageiros (Alexandre Macieira/Visit Rio/Divulgação)
Continua após publicidade
  • O desejo da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) de flexibilizar o limite de passageiros por ano no aeroporto Santos Dumont de 6,5 milhões para 8 milhões reacendeu um conflito com a prefeitura do Rio e provocou críticas de entidades do setor produtivo, preocupadas com os impactos no equilíbrio do Aeroporto Internacional do Galeão.

    + Gol é única aérea a se pronunciar sobre aumento do fluxo no Santos Dumont

    Especialistas e o Ministério de Portos e Aeroportos acreditam que uma reavaliação do limite faz sentido por conta do aumento da demanda aérea da retomada econômica e do crescimento do setor. Companhias aéreas e Anac se reuniram para debater ajustes na norma.

    Continua após a publicidade

    + Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

    Continua após a publicidade

    Para o governo federal, a medida pretende garantir o equilíbrio do crescimento dos dois aeroportos e aumentar as oportunidades de emprego e negócios no Rio. De acordo com o ministro dos Portos Aeroportos, Silvio Costa Filho, em entrevista à Globonews nesta segunda (22), a ampliação será feita de forma gradual, conforme a demanda.

    Compartilhe essa matéria via:

    “Com o crescimento da economia brasileira e com o crescimento do turismo internacional do Rio de Janeiro — com novas companhias aéreas voando para o Rio —, nós teremos claramente a manutenção do crescimento do Galeão e precisamos crescer também no Santos Dumont, porque é muito importante para a economia da cidade. Então esse é um acordo que será muito importante para a aviação do Rio de Janeiro”, afirmou Costa Filho em entrevista à GloboNews nesta segunda (22).

    Continua após a publicidade
    Continua após a publicidade

    O limite anual de passageiros no aeroporto Santos Dumont foi criado em 2023 e passou a vigorar em 2024, diante de um acordo entre a Prefeitura do Rio, o governo federal e o Tribunal de Contas da União (TCU). A intenção era equilibrar o fluxo de passageiros entre o Santos Dumont e o Galeão, que chegou a operar com apenas 30% da capacidade e, antes da pandemia, teve um terminal fechado.

    Continua após a publicidade

    Segundo dados da Infraero, à frente do Santos Dumont, e da concessionária RioGaleão, o movimento total nos aeroportos do Rio aumentou 23% em dois anos. Entre janeiro e novembro de 2023, 17,6 milhões de passageiros foram transportados do Santos Dumont e Galeão enquanto que, no mesmo período de 2025, o número subiu para 21,7 milhões.

    Após a mudança, o número de passageiros do Santos Dumont caiu pela metade – de 10,9 milhões para 5,7 milhões – e o do Galeão mais que dobrou – de 6,8 milhões para 16,1 milhões.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do RJ

    A partir de R$ 29,90/mês