Inverno deixa bancos de sangue em situação crítica. Saiba onde doar
Rio dispõe de dez endereços para doação; uma bolsa pode salvar até quatro vidas
O dia mundial do doador de sangue foi comemorado no último dia 14. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento do imunologista austríaco Karl Landsteiner, responsável por descobriu o fator Rh e as várias diferenças entre os tipos sanguíneos. A doação é uma necessidade permanente dos bancos de sangue. Especialmente, no inverno, quando os estoques caem junto com as temperaturas.
+ Cidade mais verde! Quais parques cariocas vão passar por revitalização
“Quando começa o inverno, a população tende a sair menos de casa. Consequentemente, temos uma queda nas doações. É muito importante que haja conscientização”, disse o médico Carlos Roberto Jorge, da Fundação Pró-Sangue, ao G1.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Pessoas entre 16 e 69 anos em boas condições de saúde e que pesem mais de 50 kg estão aptas à doação. Menores precisam de autorização dos responsáveis. O processo dura, em média, duas horas, e engloba cadastro triagem clínica, verificação de sinais vitais e conversa com profissional de saúde.
Uma única bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas. Confira abaixo onde é possível doar sangue no Rio de Janeiro.
- Hemorio: Rua Frei Caneca, 8, Centro, de segunda a domingo, das 7h às 18h.
- Banco de Sangue Serum: Avenida Marechal Floriano, 99, Centro e Avenida Ayrton Senna, 2150, Barra da Tijuca, ambas abertas diariamente das 7h às 18h.
- Núcleo de Hemoterapia Zona Sul: Rua das Laranjeiras, 374, Instituto Nacional de Cardiologia, de segunda a sexta, das 9h às 14h.
- Núcleo de Hemoterapia do Hospital Universitário Pedro Ernesto: Boulevard 28 de Setembro, 77, Vila Isabel, de segunda a sexta, das 8h às 15h.
- Núcleo de Hemoterapia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho: Rua Professor Rodolpho Paulo Rocco, 255 – 3º andar, Ilha do Fundão – Cidade Universitária, de segunda a sexta, das 7h30min às 13h30min.
- Núcleo de Hemoterapia do Hospital Federal Cardoso Fontes: Avenida Menezes Cortes, 3245, Jacarepaguá, de segunda a sexta, das 8h às 12h.
- Núcleo de Hemoterapia do Hospital Federal dos Servidores do Estado: Rua Sacadura Cabral, 178, Centro, de segunda a sexta, das 7h30min às 16h.
- Núcleo de Hemoterapia do Instituto de Biologia do Exército: Rua Francisco Manoel, 102, Benfica, de segunda a sexta, das 7h às 11h30min.
- Núcleo de Hemoterapia do Hospital do Câncer I: Praça da Cruz Vermelha, 23 – 2º andar, Centro, de segunda a sexta, das 7h30min às 14h30min, e aos sábados, das 8h às 12h.
Grupo de ricos cariocas entre os ganhadores da Mega da Virada
Táxis fora da tabela viram rotina no Rio
Bombeiro sugere esquecer superstição de pular 7 ondas na virada em Copa
Pra ajudar a sorte! Quais os números mais sorteados na Mega Sena da Virada
IPTU 2026: confira as datas de pagamento no Rio e descontos disponíveis





