Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Saiba como foi a festa no Boulevard Olímpico

Acendimento da pira foi às 0h20 e encerrou a cerimônia de abertura da Rio 2016

Por Jana Sampaio
Atualizado em 2 jun 2017, 12h01 - Publicado em 6 ago 2016, 03h21
Pira Candelária
Pira Candelária (Selmy Yassuda/)
Continua após publicidade

Pela primeira vez na história dos Jogos, a chama olímpica foi acesa oficialmente em dois lugares: no Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã, e no Boulevard Olímpico. Durante cerca de quatro horas, o evento, que marcou o encerramento da cerimônia de abertura da Rio 2016, reuniu milhares de visitantes, entre cariocas e estrangeiros, que assistiram emocionados ao acendimento da pira na região recém-inaugurada na cidade.

+ Cariocas e turistas se reúnem no Boulevard Olímpico para assistir ao acendimento da pira

Continua após a publicidade

O fogo olímpico veio do Maracanã, onde foi utilizado para acender a tocha pelo ex-maratonista Vanderelei Cordeiro de Lima, e acendeu “pira do povo” às 0h20 deste sábado (6), em frente à Igreja da Candelária. No Boulevard Olímpico, quem acendeu a pira foi o esportista do atletismo Jorge Alberto Gomes, que treina na Vila Olímpica da Mangueira. Para assistir ao espetáculo, a pernambucana Doriana Vanderlei, 46, levou a família ao Boulevard Olímpico: “Estive aqui há vinte e estou surpresa com a modificação que essa região teve. Trouxe as minhas filhas para assistir aos Jogos e estou notando bastante policiamento na cidade. Me sinto segura”, disse. Cunhado de Doriana, Jeferson Rêgo, 54 anos, também elogiou o evento: “O clima está muito amistoso. Essa boa convivência promovida pelo esporte proporciona essa grande festa”, contou.

Família Pira Olímpica
Família Pira Olímpica ()

+ Atletas franceses fazem vaquinha online para vir à Rio 2016

Continua após a publicidade

A família, que chegou às 19h30 para assistir toda cerimônia de abertura, parte de volta ao Recife na segunda (8), depois de assistir modalidades como vôlei de praia, natação e ginástica olímpica. “O maior problema para nós até agora foram os banheiros. Eles estão em número insuficiente e não quase não há placas de sinalização”, completa Doriana.

Pira Candelária
Pira Candelária ()

+ Primeiro recorde é quebrado antes do início dos Jogos

Continua após a publicidade

Somado à falta de banheiros químicos, outro incômodo de quem estava assistindo à transmissão da abertura era a presença do presidente interino, Michel Temer (PMDB), o que gerava uma sessão de vaias. A animosidade só foi revertida com quando o ex-tenista Gustavo Kuerten, o Guga, entrou no Maracanã carregando a tocha. Neste momento cariocas e turistas comemoravam, emocionados, ao início oficial dos Jogos Rio 2016 ao som de “Olê, olê, olê, olá, Guga, Guga”. A espera para a tão aguardada festa, finalmente, acabou.

Pira Candelária
Pira Candelária ()
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de R$ 39,99/mês