Continua após publicidade

Gerações do rock

Muita história em três edições no Rio de Janeiro e seis na Europa

Por Da Redação
Atualizado em 5 jun 2017, 14h53 - Publicado em 10 ago 2011, 21h14
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A maior parte do público que vai lotar a Cidade do Rock nesta décima edição do festival não havia nem nascido quando foram plugadas as guitarras para o show de Ney Matogrosso, o primeiro artista

    Publicidade

    a se apresentar no evento. Aconteceu por volta das 5 da tarde de 11 de janeiro de 1985.

    Publicidade

    A aventura começava ali, 26 anos atrás, num espaço gigantesco ? 250?000 metros quadrados

    ? montado em Jacarepaguá. O primeiro Rock in Rio se estendeu por dez dias e até hoje se mantém como o recordista de vendas entre todas as versões, tendo levado 1,4 milhão de pessoas aos shows ? e olha que era um palco apenas, e isso apesar das chuvas, que, só para variar, castigaram o Rio naquele verão. Quem lá esteve se lembra da lama, e há os que também se recordam da grande polêmica que envolvia o festival: a discrepância existente entre os equipamentos destinados aos artistas nacionais e a alta tecnologia trazida de fora, na bagagem das estrelas estrangeiras. O som podia não ser o mesmo ? mas o pique era. Bandas como Os Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho (com Cazuza) e Blitz abriram noites para convidados de primeira linha, como o grupo inglês Queen (que deixou como marca uma versão de Love of My Life cantada em coro com a plateia), os australianos do AC/DC e o baladista americano James Taylor. Rod Stewart, Iron Maiden, Yes e Scorpions foram outros grandes nomes do evento. Em 1991, a segunda edição do Rock in Rio se instalou no Estádio do Maracanã. Destacaram-se, entre as estrelas internacionais, Faith No More, Judas Priest, Billy Idol, Guns N?Roses (no auge), Prince, Joe Cocker e ? para desespero dos roqueiros de raiz ? a boyband New Kids on the Block. Grupos brasileiros como Capital Inicial, Engenheiros do Hawaii e Titãs, além de cantores como Lobão, Serguei e Supla, também marcaram aquela edição. Em 2001, de volta à Zona Oeste, o festival inaugurava o projeto Por um Mundo Melhor (seu braço socioambiental) e, nos palcos (pela primeira vez havia várias arenas), rendia-se definitivamente à globalização musical, promovendo uma mistura de estilos e esgarçando as fronteiras do pop rock. Resultou numa lista que uniu Carlinhos Brown, Sandy & Junior, Britney Spears, R.E.M., Cássia Eller, Zé Ramalho, Red Hot Chili Peppers, Daniela Mercury, Dave Matthews Band e, pela segunda vez no festival, Guns N?Roses. O ano de 2004 marcaria a internacionalização do evento, que chegaria primeiro a Lisboa (onde já rolaram quatro edições) e depois a Madri (em 2008 e no ano passado). Mas, como é de regra, o bom filho à casa torna ? e será no Rio, cidade que, afinal, lhe emprestou o nome, que o festival estará soprando, em grande estilo, no mês que vem, suas dez velinhas.

    Publicidade
    Continua após a publicidade
    1985

    O início de tudo: James Taylor, Queen, o estouro dos Paralamas e de Cazuza, muita chuva e lama no pé

    Pedro Martinelli
    Pedro Martinelli ()
    Maurício Valadares/Agência O Globo
    Maurício Valadares/Agência O Globo ()
    Continua após a publicidade
    Arquivo O Dia
    Arquivo O Dia ()
    1991

    Escala no Maracanã: o festival trouxe astros como Prince e misturou Lobão com New Kids on the Block

    Publicidade
    Roberto Valverde
    Roberto Valverde ()
    Continua após a publicidade
    2001

    De volta a Jacarepaguá: shows históricos de R.E.M., Oasis, Sandy & Junior e Cássia Eller, em seu auge

    Marcelo Martins/Ag. O Dia
    Marcelo Martins/Ag. O Dia ()
    Gianne Carvalho/A?g. O Dia
    Gianne Carvalho/A?g. O Dia ()
    Continua após a publicidade
    Léo Corrêa/Ag. O Dia
    Léo Corrêa/Ag. O Dia ()

    Outros registros:

    Publicidade
    Raimundo Valentim/Ag. O Dia
    Raimundo Valentim/Ag. O Dia ()
    Continua após a publicidade
    Júlio Cesar Guimarães/Agência O Globo
    Júlio Cesar Guimarães/Agência O Globo ()
    Guerreiro
    Guerreiro ()
    Acervo Artplan
    Acervo Artplan ()
    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.