Riocard x Jaé: como será a transição dos bilhetes de transporte no Rio
O novo cartão pode ser solicitado pelo aplicativo ou site, e demora cerca de um mês para ser recebido
A partir do dia 1º de fevereiro de 2025, o cartão Jaé será o único aceito nos transportes municipais, rede que inclui os ônibus dos consórcios Intersul, Internorte, Transcarioca e Santa Cruz, além dos BRTs, os VLTs, as vans municipais e os cabritinhos.
+ IPVA: donos de automóveis podem regularizar dívidas do imposto
O cartão Jaé pode ser solicitado pelo aplicativo, disponível para Android e iOS. Ou pelo site jae.com.br, onde há menu com as opções “pra você”, “pra sua empresa” e “guarde”.
O RioCard ficara valendo até o fim de janeiro, e muitos passageiros deverão usar os dois cartões. Quem recebe vale-transporte e precisar usá-lo, e o Jaé também, caso não tenha direito ao Bilhete Único Intermunicipal, o patrão deverá depositar o valor do vale-transporte proporcionalmente nos dois cartões, de acordo com o deslocamento do seu colaborador.
Se no mês de fevereiro o trabalhador ainda não estiver com o novo cartão físico, com exceção do VLT e dos serviços da conexão BRT (linhas 28, 67 e 68), será possível acessar os demais transportes municipais com dinheiro. Mas se a conta Jaé estiver com saldo, o passageiro pode gerar um QR Code no aplicativo e apresentá-lo para liberar a roleta.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
A demora no recebimento dos cartões será de cerca de um mês, e a prefeitura solicita que o pedido seja feito o quanto antes, ainda em 2024.