Carta ao leitor: dos insights da Rio2C à moda oitentista nas ruas
Nesta edição, o leitor encontrará um retrato da cidade em sua multiplicidade criativa - inquieta, plural, visionária

“Criatividade é a arte de conectar ideias”, ensinou Steve Jobs. Sob essa premissa — a de que inovar é, sobretudo, entrelaçar conceitos preexistentes de maneira inusitada —, o Rio se prepara para sediar a sétima edição do Rio2C, a maior conferência de criatividade da América Latina. Entre os dias 27 de maio e 1º de junho, a Cidade das Artes, na Barra, torna-se epicentro de um intercâmbio vibrante de saberes, reunindo cerca de 50 000 participantes em torno de discussões que combinam tecnologia de ponta e uma perspectiva humanista sobre o futuro.
Mais do que vitrine de tendências, o evento consolida-se como um verdadeiro oráculo contemporâneo, cujas ideias têm o poder de nortear estratégias empresariais, inspirar políticas públicas e redefinir comportamentos. Motivada por esse ambiente efervescente, VEJA RIO convidou seis renomados palestrantes internacionais a sugerirem caminhos para alavancar o potencial criativo e econômico da cidade.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
Mostramos também como o remake de Vale Tudo vem colorindo as ruas com uma explosão de referências oitentistas, entre ombreiras, brilhos e estampas gráficas, resgatando o espírito de uma época em que a estética era sinônimo de afirmação.
Apontamos um novo fenômeno no calendário social da cidade: a terça-feira, antes mero intervalo entre o início e o meio da semana, ressurge com casas de espetáculo lotadas, rodas de samba animadas e bares apostando em programações que desafiam a previsibilidade dos dias úteis.
E, na seara da espiritualidade, celebramos o orgulho de uma instituição carioca: os alunos do Colégio Santo Agostinho exultam diante da eleição do primeiro papa agostiniano dos tempos modernos, feito histórico que resgata valores cultivados há séculos pelos muros da tradicional escola.
Nesta edição, o leitor encontrará um retrato da cidade em sua multiplicidade criativa – inquieta, plural, visionária. Boa leitura!



+ Rosa Fernandes: “Sou suburbana por convicção”
