Rio terá mudanças no trânsito e nos transportes durante o megaferiado
Alterações foram programadas para facilitar acessos a festejos como os em homenagem a São Jorge, na quarta (23); Metrô Rio também montou esquema especial

O megaferiado que se inicia nesta Sexta-feira Santa (18) e vai até o Dia de São Jorge, na quarta (23), passando pelo Dia de Tiradentes (21), vai provocar algumas mudanças no trânsito e nos transportes públicos. A prefeitura do Rio montou um esquema operacional para o atendimento da população durante o período, prevendo, por exemplo, alterações no funcionamento das estações de BRT e interdições previstas para os festejos dos feriados religiosos. O MetrôRio também montou uma operação especial de funcionamento (confira abaixo os detalhes). Durante esse período, a linha 2 vai operar entre Pavuna e Botafogo, e a transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e Botafogo. Vale lembrar que na terça (22), haverá ponto facultativo nas unidades municipais, mas ele não se aplica aos serviços essenciais que não admitem paralisação, como saúde e segurança.
+ Atenção, carioca! Crianças e adultos já podem tomar a vacina de gripe
O Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio (COR-Rio), por exemplo, contará com uma mobilização especial. A expectativa é de grande aumento no fluxo de saída e entrada da cidade. Um layout especial será implementado no telão do COR-Rio, considerado o maior da América Latina, com o objetivo de ampliar o monitoramento nos acessos e nas saídas do município. A operação vai priorizar vias como a Avenida Brasil, Linha Vermelha, Linha Amarela, entorno da Rodoviária do Rio e dos aeroportos Santos Dumont e do Galeão, entre outros pontos. Existe ainda a expectativa de reforço das equipes operacionais no COR-Rio. Para saber todas as informações sobre o trânsito dentro do município do Rio, cariocas e turistas podem e devem seguir as redes sociais do Centro de
Operações (@operacoesrio) e baixar o aplicativo oficial do COR, que é o COR.Rio.
A Mobi-Rio informa que nesta sexta (18), segunda (21) e quarta (23) a operação seguirá o planejamento dos sábados. Já na terça (22) a operação será normal. Já a Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio (CET-Rio) preparou esquema de trânsito especial para as comemorações pelo Dia de São Jorge, que acontecem em Quintino, Zona Norte, e no Centro do Rio. Para minimizar eventuais impactos no tráfego da região, haverá agentes, apoiadores e guardas municipais trabalhando para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, executar os bloqueios e ordenar os cruzamentos, além de orientar pedestres e motoristas. Caso seja necessário, ajustes semafóricos serão implantados. Para chegar e sair dessas regiões, é recomendada a utilização de transporte público.
Confira as interdições em Quintino:
A partir das 10h de terça (22), ocorrerá a tradicional Festa de São Jorge, na Rua Clarimundo de Melo, em Quintino. Por conta disto, será necessária a interdição dessa rua, entre as ruas Assis Carneiro e Bernardo Guimarães, até as 23h59 de quarta (23). No mesmo período, o tráfego estará fechado da Rua da República, entre a Rua Clarimundo de Melo e a praça Quintino Bocaiúva, assim como todo o entorno da praça, exceto o trecho da Rua Nerval de Gouveia.
Além disso, na quarta (23), a partir das 16h, ocorrerá a Procissão de São Jorge. A Rua Padre Telêmaco, no trecho entre a Avenida Ernani Cardoso e a Rua Clarimundo de Melo, será interditada, a partir das 15h. A prefeitura reforça que não haverá implantação de estacionamento para atender ao evento. Portanto, é recomendada a utilização de transporte público.
Confira as interdições na Praça da República, no Centro:
Haverá interdição das 19h de terça (22) até 3h de quarta (24), nas seguintes vias:
I – Avenida Presidente Vargas, pista lateral sentido Candelária, ao longo do Campo de Santana até a interseção com a Rua Tomé de Souza;
II – Praça da República, no trecho compreendido entre Avenida Presidente Vargas e a Rua Buenos Aires.
Será invertido o sentido de tráfego da Rua Buenos Aires, no trecho entre a República do Líbano e Praça da República, devendo funcionar no sentido Praça da República, das 19h de terça (22) às 3h de quarta (24). A Rua do Senado também será interditada, no trecho compreendido entre a Avenida Gomes Freire e a Rua dos Inválidos, na quarta (23), das 11h às 19h.
Saiba como será o funcionamento do metrô no feriadão:
Na sexta (18), para facilitar a ida ao evento religioso “Aos Pés da Cruz”, no estádio do Maracanã, a concessionária Metrô Rio vai antecipar a abertura das estações para 5h30, uma hora e meia antes do horário de praxe aos feriados, o fechamento será às 23h. Já no sábado (19) e no Domingo de Páscoa (20), a operação do metrô acontece nos horários regulares de fim de semana, com funcionamento das 5h à meia-noite no sábado (19); e das 7h às 23h no domingo (20).
Além dos festejos relacionados à Semana Santa, Tiradentes e São Jorge, no sábado (19) acontece o evento “Tardezinha” no estádio Nilton Santos (Engenhão). Por conta disso, o MetrôRio vai estender o horário de funcionamento da estação Central do Brasil/Centro, no acesso A, que faz a integração com os trens da SuperVia, até 2h da madrugada. As demais estações do sistema funcionarão normalmente, das 5h à meia-noite no sábado. Porém, depois da meia-noite, elas ficarão abertas apenas para desembarque. A recomendação da concessionária é que o público se antecipe e que o desembarque seja realizado na estação Central do Brasil/Centro, local de integração com os trens da SuperVia, em direção ao estádio. No retorno, a partir da estação Central do Brasil/Centro, o público poderá seguir para as estações das linhas 1 e 4 no sentido Uruguai/Tijuca ou sentido Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. Já para a linha 2, os trens seguirão da estação Central para a Pavuna. Neste período, não haverá integração com trens urbanos nas estações Maracanã e São Cristóvão do MetrôRio. Haverá integração apenas na estação Central do Brasil/Centro.
Ainda no sábado (19), o Vasco enfrenta o Flamengo no Maracanã, a partir das 18h30, pelo Campeonato Brasileiro 2025. Haverá reforço do efetivo de segurança e de operadores de estação em todo o período, principalmente nas estações próximas ao estádio. O metrô é a melhor opção de transporte para o torcedor que vai assistir ao jogo.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Na segunda (21), feriado de Tiradentes, e na quarta (23), feriado de São Jorge, o horário de operação do metrô será das 7h às 23h, conforme acontece nos feriados. Já na terça (22), o metrô funcionará no horário regular de dia útil, das 5h à meia-noite.