Continua após publicidade

Rio será inabitável por causa do calor? Estudo da Nasa aponta que sim

Previsão é para os próximos 50 anos; cientistas apontam Brasil como um dos cinco lugares do planeta a correr risco

Por Da Redação
22 jul 2024, 15h14
calor
Calorão: seres humanos conseguem sobreviver por seis horas em uma temperatura de bulbo úmido acima de 35ºC; que equivale a 45ºC com 50% de umidade, resultando em sensação térmica de 71ºC. (Freepik/Reprodução)
Continua após publicidade

Áreas do Centro-Oeste, do Nordeste, do Norte e do Sudeste do Brasil, , o que inclui o Rio de Janeiro, estão incluídas num estudo da Nasa que mapeou cinco regiões da Terra em que o calor pode tornar impossível a sobrevivência humana dentro de 50 anos. A pesquisa estima que, até 2070, calor e umidade vão chegar a patamares extremos a ponto de deixar inabitáveis também o Golfo Pérsico, Mar Vermelho e partes da China, além de Sudeste e Sul da Ásia.

+ Rompendo a barreira do som: rolezinhos de moto passam dos limites no Rio 

O alerta de que parte do mundo pode se tornar inabitável veio de um estudo integrado por Colin Raymond, do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa. O trabalho analisou os extremos de calor e umidade e foi publicado na revista científica Science Advances. Segundo a agência espacial norte-americana, essas regiões se tornariam inabitáveis pela projeção de temperatura de bulbo úmido, um cálculo que mostra o quanto um objeto consegue se resfriar quando a umidade dele evapora, o que dá a medida do conforto térmico. Com a temperatura igual ou superior 37ºC com mais de 70% de umidade do ar qualquer pessoa pode começar a ter problemas de saúde.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

De acordo com Raymond, os seres humanos conseguem sobreviver por seis horas em uma temperatura de bulbo úmido acima de 35ºC. Acima disso, o suor já não é mais capaz de resfriar o corpo. “Pense em quando você sai de um banho quente. A água evapora do seu corpo e você se sente mais fresco. Mas se estiver quente ou úmido (ou ambos) no ambiente, será mais difícil sentir frio. Essa sensação está diretamente relacionada ao que a temperatura do bulbo  úmido está medindo”, explicou a Nasa, em uma publicação no site oficial. Esses 35ºC de bulbo úmido equivalem a 45ºC com 50% de umidade, o que dá uma sensação térmica de 71ºC.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.