Continua após publicidade

Rio será reproduzido no metaverso com direito à quadra da Mangueira

Na semana que vem já será possível visitar a versão digital da cidade, adquirir terrenos virtuais, construir imóveis e ir a eventos na plataforma Upland

Por Da Redação
22 jul 2022, 16h02
Palácio do Samba: quadra da Mangueira
Palácio do Samba: quadra da Mangueira  (Tânia Rego/Agência Brasil)
Continua após publicidade

A partir do dia 26 de julho, o Rio de Janeiro chegará ao metaverso, permitindo que seus usuários possuam terrenos virtuais, construam imóveis e participem de eventos na plataforma Upland, que criará uma versão digital do Rio. O anúncio foi feito nesta quinta (21). E o samba não poderia faltar nesta Cidade Maravilhosa. Por isso, a Estação Primeira de Mangueira será a primeira escola de samba brasileira a se aventurar neste universo, estabelecendo sua quadra na plataforma. Os foliões poderão visitá-la, colecionar NFTs inspirados na história da Mangueira e aprender o samba enredo da escola para o próximo carnaval, além de negociar seus ativos digitais com outros usuários. As informações são da revista Exame.

+ Cidade cenográfica: Rio reassume protagonismo no mercado audiovisual

Além das cidades fictícias que já movimentam milhões de dólares e conquistam grandes marcas e celebridades – como Snoop Dogg, Paris Hilton, Dolce & Gabbana e Adidas -, o universo virtual também conta com uma reprodução autêntica de destinos muito conhecidos pelos internautas. É o Upland, um metaverso baseado em blockchain que reproduz a cartografia do mundo real. Inspirado no jogo Monopoly, o Upland já vendeu mais de 3 milhões de NFTs, tokens que representam os mais variados tipos de itens no metaverso. Atualmente, 280 mil pessoas já possuem seu próprio terreno na plataforma, que chegou a vender 100 mil NFTs em um único dia.

“Nosso lema é ‘reconstruir o mundo’, e sua proposta de valor central é muito pautada na Web3: empoderar o empreendedorismo no metaverso. A visão é criar milhares, ou milhões de microempreendedores que poderão obter parte de sua receita proveniente do Upland, além de abrigar marcas e negócios tradicionais que passarão a ter novas formas de inovar dentro dessa intersecção entre o real e o digital”, afirma Dirk Lueth, co-CEO do Upland. O termo “Web3” é utilizado para se referir ao que é considerado a nova fase da internet, que engloba a tecnologia blockchain e ativos virtuais.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

Todos os bairros do Rio serão reproduzidos virtualmente, sendo que 38 deles estarão presentes já no lançamento, na semana que vem. Os demais serão incluídos em 1º de setembro. Outras novidades, como a tradução completa da plataforma para o português brasileiro, foram mencionadas por Ney Netto, diretor geral do Upland. “O Brasil é um dos países mais engajados no Upland, e a comunidade cresce em velocidade exponencial. A tradução ao português vai facilitar a experiência do usuário e abrir ainda mais possibilidades para artistas, microempreendedores e criadores em geral, para experimentar os benefícios da Web3”, afirmou.

Segundo o vice-presidente da Mangueira, Moacyr Barreto, a escola tem como objetivo expandir seu legado e a cultura que vem da comunidade: “Quanto mais pessoas tiverem acesso à beleza da Mangueira, melhor. Essa parceria com o Upland permitirá o acesso a um grande púbico internacional, que poderá visitar nossa escola e torcer pela Mangueira no próximo carnaval”.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.