Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Rio é o estado com maior número de detentos em presídios federais

Transferência de chefes do Comando Vermelho leva total a 66 presos de alta periculosidade sob custódia federal

Por Da Redação
12 nov 2025, 17h55
66-presos-de-alta-periculosidade-sob-custódia
Sistema federal: com novas transferências, o Rio passa a ter 66 presos de alta periculosidade sob custódia (Fernando Lemos/Agência O Globo)
Continua após publicidade

Com a transferência de sete chefes do Comando Vermelho (CV) nesta quarta (12), o Rio de Janeiro passou a ocupar o primeiro lugar entre os estados com mais detentos em presídios federais: são 66 presos considerados de alta periculosidade.

A operação, coordenada pela Polícia Penal Federal e autorizada pela Vara de Execuções Penais do Tribunal de Justiça, foi realizada sob forte esquema de segurança, com apoio da Polícia Federal no embarque dos internos no Aeroporto Internacional do Galeão.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Os presos, que estavam em Bangu 1, no Complexo de Gericinó, foram levados para o Presídio Federal de Catanduvas (PR), de onde serão redistribuídos para outras unidades do sistema. Juntos, os sete condenados somam mais de 427 anos de prisão por crimes ligados ao tráfico e à liderança da facção.

+Polícia já sabe quem é um dos suspeitos de dopar canadense no Rio

Continua após a publicidade

A medida faz parte de uma estratégia do governo fluminense para enfraquecer a comunicação entre lideranças e integrantes do grupo criminoso, após a onda de ataques ocorrida no fim de outubro, em reação à megaoperação policial nos complexos da Penha e do Alemão.

Desde a criação do sistema penitenciário federal, segundo o Ministério da Justiça, não há registro de entrada de materiais ilícitos nas unidades — cada preso permanece 22 horas por dia em cela individual e tem duas horas de banho de sol.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 29,90/mês