Por que será? Rio é o estado brasileiro com o maior número de casais separados
Censo 2022 do IBGE mostra que 21% dos casais fluminenses já se separaram e reflete novas formas de união
O amor até pode ser eterno enquanto dura — mas, no Rio, ele parece ter data de validade um pouco mais curta. Segundo o Censo 2022 do IBGE, o estado lidera o ranking nacional de separações, com 21% dos casais oficialmente rompidos.
O percentual supera o da Bahia (20,4%) e o de Sergipe (20,1%), confirmando o Rio como o campeão brasileiro dos términos.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
O levantamento indica que o fenômeno está ligado ao envelhecimento da população e à naturalização das dissoluções afetivas. Casar e se separar se tornaram atos mais comuns e menos estigmatizados. Principalmente quando pensamos que o conceito do casamento tradicional vem perdendo o protagonismo na sociedade contemporânea.
Além disso, o Rio também se destaca por registrar o maior número de uniões consensuais do Sudeste, que representam 38,5% das relações, praticamente empatadas com casamentos civis e religiosos, que são 39,6%.
+Morar Mais + INCA: festa solidária no Joá
A pesquisa revela ainda transformações na estrutura familiar. No estado, 16% dos lares são chefiados por mulheres sem cônjuge, e mais de duas milhões delas são consideradas responsáveis pelo domicílio.
Outro dado que chama atenção é a diversidade: o Rio aparece em segundo lugar no país, atrás de São Paulo, em número de casais do mesmo sexo. Aqui temos mais de 107 mil pessoas vivendo esse tipo de união.
Praia lotada, consciência vazia: o verão do “Homo Imundus” (Vídeo)
Carioquices: uma moto sem uma roda estacionada na orla? Normal… (Vídeo)
O que abre e o que fecha no Rio nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro
O motivo do fim do namoro de Ana Castela e Zé Felipe
Luto: morre Anne-Marie, filha de Schynaider e Mario Garnero, aos 16 anos





