Continua após publicidade

Rio é o estado menos católico do Brasil

Segundo dados do IBGE, população do Rio apresenta o menor percentual de católicos entre os estados brasileiros

Por Da Redação
Atualizado em 5 dez 2016, 14h19 - Publicado em 22 jul 2013, 19h53
jmj.jpg
jmj.jpg (Redação Veja rio/)
Continua após publicidade

O Papa Francisco acaba de chegar à cidade e, nesta terça (23), começam as atividades da Jornada Mundial da Juventude, megaevento católico que atrai milhões de pessoas de todo o mundo. Como já é conhecido, o Brasil é o país de maior população católica do mundo, com 123,2 milhões de fiéis espalhados por seu território, o que equivale a 64,6% do total de habitantes. No entanto, mesmo sendo o escolhido para receber o evento religioso, o estado do Rio é o menos católico do país. Segundo dados do último Censo demográfico, realizado pelo IBGE em 2010, apenas 45,81% da população segue a religião.

Além de estar abaixo da média nacional de devotos da Igreja Católica, a população fluminense apresenta ainda um alto índice de pessoas que se declaram sem religião – enquanto a média nacional é de 8%, no Rio ela é de 15,59%. A população evangélica do estado também apresenta índices superiores, com 29,37% seguindo a religião – cerca de 7% acima da média do país, de 22,16%.

O Censo mostra ainda que o Nordeste é a região brasileira que apresenta os maiores índices de fiéis católicos, com uma média de 72% de devotos da religião. Além do Rio, apenas Roraima e Rondônia não têm os católicos como maioria populacional. Eles representam 49,14% e 47,55% dos habitantes dos estados, respectivamente.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.