Rio de Janeiro é o estado com maior percentual de abstenções
O resultado diante de tantas ausências levou os candidatos Marcelo Crivella (PRB) e Marcelo Freixo (PSOL) para o segundo turno da prefeitura da capital do estado
Proporcionalmente, os eleitores do estado do Rio de Janeiro foram os que mais deixaram de comparecer às urnas nesse domingo (2). Com 100% das seções eleitorais apuradas, o estado apresentou um índice de 21,54% de abstenção, o que representa mais de 2,6 milhões de eleitores. O estado de Rondônia ficou em segundo lugar no ranking de abstenções, com 20,99% dos eleitores, mais uma vez levando em conta a participação proporcional de cada estado. Já os paulistas ocuparam a terceira colocação entre o eleitorado apurado, com comparecimento de 79,27% dos eleitores e, consequentemente, 20,73% de ausências.
+ Dez fatores que ajudaram a implodir a candidatura de Pedro Paulo
Enquanto em uns estados a participação dos cidadãos ficou abaixo da média nacional, o comparecimento dos eleitores piauienses foi o maior dentre os 26 estados. O menor índice de abstenção, registrado no Piauí, foi 11,76% do eleitorado. Logo depois vem a Paraíba, que registou 12,28% de abstenção neste primeiro turno. O terceiro lugar dos mais assíduos ficou com Santa Catarina, onde 13,01% dos eleitores se abstiveram.
Se os dados de abstenções forem somados aos votos não válidos, a capital mineira, Belo Horizonte, apresenta uma situação curiosa. Lá, os dois candidatos que vão disputar o segundo turno tiveram menos votos juntos do que o total de abstenções, nulos e brancos.