Coisa de cinema! Rio desbanca Paris em ranking de cidade mais filmada
Os locais preferidos pelos cineastas são a Avenida Atlântica, em Copacabana; Avenida Francisco Bhering, no Arpoador; e Praia do Flamengo
Nem Paris, nem Nova Iorque. Com cenários irretocáveis e bem diversificados, a cidade mais procurada pelo setor audiovisual em 2023 foi… O Rio de Janeiro.
+ O G20 já começou! Sede da cúpula, Rio recupera protagonismo internacional
Foram 7885 diárias de filmagem em terras cariocas, contra 7876 na Cidade do México e 7400 da metrópole francesa, segundo a Rio Film Commission, departamento da RioFilme que é ligado à Secretaria Municipal de Cultura.
Em Los Angeles, a maior “fábrica” de fazer filmes do mundo, foram 24873 diárias. Maior cidade da América Latina, São Paulo registrou 4.895 diárias. À frente do Rio também está Madrid, com 11.133 diárias no ano passado. No entanto, o Rio supera a capital espanhola em número de obras seriadas registradas em suas locações.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Produções de países como Estados Unidos, França, Áustria, México, Japão, Índia, Equador, Cazaquistão, Canadá e Austrália foram gravadas por aqui no ano passado.
Quando são analisados os números do cinema nacional, o Rio também ocupa a liderança entre as cidades procuradas por produtoras brasileiras para filmagens de curtas, longas e filmes de publicidade.
+ Luisa Arraes: “Todo relacionamento é aberto”
Os locais preferidos por quem tem uma câmera na mão e uma ideia na cabeça ficam na Zona Sul carioca: Avenida Atlântica, em Copacabana; Avenida Francisco Bhering, no Arpoador; e Praia do Flamengo.
Os bons números para a cidade podem ser explicados pelos esforços da RioFilme em atrair produções para a cidade. No programa Cash Rebate, lançado em 2022, as produções intermediadas por uma produtora carioca conseguem recuperar até 35% dos valores investidos no município durante as filmagens.