Réveillon 2025 no Rio: confira o esquema de trânsito e de policiamento
Entre as novidades, revista para acesso à orla de Copacabana começa mais cedo; veja os detalhes

Entra ano e sai ano, os esquemas de segurança e trânsito para o réveillon de Copacabana vão sendo aprimoradas para que o público possa aproveitar cada minuto da virada em paz. Neste sentido, na apresentação do planejamento operacional para a megafesta, a Prefeitura do Rio anunciou, por exemplo, a antecipação do início das revistas para o acesso à orla de Copacabana. No ano passado, a fiscalização começou às 15h, mas no próximo dia 31 entrará em vigor a partir das 8h.
+ Facas e metais proibidos: como será o esquema de segurança no Réveillon
O esquema de segurança para a megafesta prevê, mais uma vez, fechamento de ruas. Só será possível acessar a orla por um dos 17 pontos de revista, todos equipados com câmeras de reconhecimento facial. A operação integra 11 órgãos municipais para monitorar ordem pública, trânsito e transportes. Assim como no ano passado, estará proibida a circulação de pessoas com objetos de vidro e perfurocortantes — regra que será estendida aos outros 10 palcos espalhados pelo Rio. Ou seja: nada de brindes com champanhe na festa. A comercialização de garrafas de vidro por ambulantes e o cercamento de área pública por barraqueiros para os famosos “cercadinhos VIP” estão proibidos.
+ Réveillon de Copacabana: megafesta terá ‘breu de luz e som’
O efetivo de 3,3 mil PMs que vai se concentrar em Copacabana e no Leme é 12% maior do que o mobilizado no ano passado. A estrutura da Polícia Militar inclui 78 torres de observação, cem viaturas e drones de monitoramento. Também serão mobilizados integrantes do Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal — que terá 1,2 mil agentes somente em Copacabana. E o Centro de Operações Rio terá 240 câmeras monitorando a movimentação de cariocas e turistas na região.
+ Como vai funcionar o bilhete digital do MetrôRio no Réveillon 2025
O esquema especial de trânsito começará no dia 30, a partir das 18h, quando será proibido estacionar em diversas ruas, como as avenidas Atlântica e Vieira Souto. Ao todo, cerca de 3 mil vagas serão suprimidas. Os bloqueios para ônibus de fretamento nos bairros de Copacabana e do Leme começarão no primeiro minuto do dia 31. A partir das 8h, outra novidade: será impedida a circulação de veículos nas duas pistas da Avenida Atlântica. No ano passado, a interdição total começou mais tarde. A circulação de carros será interrompida entre Copacabana e Leme às 19h30 do último dia do ano — às 22h, a proibição se estenderá a ônibus e táxis. As autoridades recomendam a o uso do transporte público. Bilhetes com hora marcada no metrô para a noite do dia 31 serão identificados por QR a ainda podem ser comprados pelo aplicativo ou no site da concessionária.
+ Palco no Leme, fogos na Barra e mais novidades do Réveillon 2025
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Bolsões com ônibus para escoar o público de partida da festa serão montados na Enseada de Botafogo e na Praça General Osório (Ipanema). As liberações começam já em 2025. Às 5h do dia 1º serão desmontados os bloqueios nos acessos a Copacabana. Já às 10h, a pista da Avenida Atlântica será liberada junto aos prédios e será implantada a faixa reversível. A liberação total será feita às 18h.