Sabores de Paraty
Gourmets como o chef Roland Villard, do Le Pré Catelan, e a atriz Maitê Proença indicam os melhores bares e restaurantes de Paraty e as pedidas imperdíveis para saborear durante a Flip, festa literária que começa nesta quarta (4)
A cada esquina do centro histórico da cidade, com suas típicas ruas de paralelepípedo, são inúmeras as opções de bares e restaurantes que oferecem o melhor da gastronomia internacional, bem como delícias da cozinha caiçara com sua fartura de peixes, frutos do mar e a clássica banana da terra. Para comer bem na décima edição da Feesta Literária Internacional de Paraty (Flip), que começa nesta quarta (4), VEJA Rio conversou com gourmets como o chef estrelado Roland Villard e a atriz Maitê Proença, que indicam as melhores pedidas gastronômicas deste refúgio pacífico e exuberante da Costa Verde.
Banana da Terra
As receitas sofisticadas da casa, que conquistou uma estrela do Guia 4 Rodas, levam ingredientes irresistíveis da cozinha caiçara como a banana, a paçoca e a cachaça. Refinado e moderno, o ambiente se divide em bar, restaurante e lounge.
Quem indica: o chef francês Roland Villard, do Le Pré Catelan; Mariano Ferreira, sócio do Botequim Informal; o chef Marcos Sodré, do Sawasdee Bistrô; o chef Marcones Deus, dos restaurantes Pax Delícia, Victória e San Remo; a atriz Guilhermina Guinle; o ator Sergio Marone; a agente literária Camila Pohlmann, da Editora Objetiva, e a gerente geral do Copacabana Palace, Andrea Natal.
“A chef Ana Bueno faz um trabalho maravilhoso por lá. Recomendo experimentar o peixe com banana da terra” – Roland Villard.
“O arroz negro com camarões flambados na cachaça Paratiana, que é feita por lá mesmo, abobrinhas e azeite com pimenta rosa é imperdível. Nunca me esqueço desse prato, uma delícia!” – Mariano Ferreira.
“Eles fazem uma excelente caipirinha de banana, coisa rara de se ver por aí” – Sergio Marone.
“A posta de robalo com crosta de pimenta e palmito pupunha é uma pedida bastante acertada” – Andrea Natal.
“O melhor restaurante da cidade. Está sempre cheio, mas é um dos poucos que fazem reserva por lá. Sempre marco com bastante antecedência para garantir que vá conseguir mesa” – Camila Pohlmann.
Rua Doutor Samuel Costa, 198, Centro Histórico, tel. (24) 3371-1725. www.restaurantebananadaterra.com
Punto Divino
O restaurante, pizzaria e enoteca fundado por dois italianos oferece receitas típicas da Toscana e da Sicília, além de agradável programação musical. Produtos importados e selecionados como a massa, o azeite extra virgem de oliva, o queijo parmesão e os temperos especiais dão um toque especial aos pratos.
Quem indica: o chef Marcones Deus, a hoteleira Andrea Natal e a atriz Guilhermina Guinle.
“À noite, escolha uma mesa na varanda cheia de árvores, onde é possível sentir a brisa da cidade, e peça uma das massas quentinhas e caseiras. O paglia e fieno verde com molho de queijo e as pizzas de massa fina são ótimas pedidas” – Marcones Deus.
“O spaghetti com vieras e frutos do mar é uma delícia” – Andrea Natal.
Rua Marechal Deodoro, 129, Centro Histórico, tel. (24) 3371-1348. www.puntodivino.com.br
Restaurante do Hiltinho
Tradicional, a casa se destaca pelas delícias da gastronomia paratiense servidas há mais de 15 anos, como lagosta grelhada, camarão casadinho e caldeirada de frutos do mar. Sediado no Centro Histórico, recomenda-se, para os amantes da natureza, ir até a bela filial instalada na Ilha do Algodão.
Quem indica: o chef da rede Devassa Cláudio Albuquerque, a chef Andréa Tinoco, a hoteleira Andrea Natal e a atriz Guilhermina Guinle
“Ilha paradisíaca, vista maravilhosa. De lancha fica a trinta minutos do cais de Paraty, e de saveiro a uma hora e meia. O camarão é uma delícia” – Andrea Natal
“A comida mais autêntica de Paraty em um casarão lindo em pleno centro histórico. O casadinho de camarão é imperdível!” – Andrea Tinoco
“A filial da ilha é alucinante, com ambiente rústico. É caro, mas vale a pena. Peça a sequência de frutos do mar grelhados, que vem com camarões enormes” – Cláudio Albuquerque
Rua Marechal Deodoro, 233, Centro Histórico, tel. (24) 3371-1432. Ilha do Algodão, s/n, tel. (24) 3371 1488. www.hiltinho.com.br
Le Gite D´Indaiatiba
Localizado na pousada que fica em um parque de Mata Atlântica emoldurado pela Serra da Bocaina, o restaurante especializado em cozinha francesa com toques da culinária mineira (a casa é comandada por um casal, ele da França e ela de Minas) tem uma vista panorâmica incrível. Não à toa, o restaurante possui estrela no Guia 4 Rodas.
Quem indica: Janine Sad, sócia da Cavist, a agente literária Carolina Pohlmann e as atrizes Maitê Proença e Guilhermina Guinle.
“Local delicioso, retirado, no meio da mata, com cachoeiras e vista linda. O casal recebe sem cerimônias, na maior tranquilidade. Comida excelente. Recomendo o ravióli de taioba” – Maitê Proença
“Amo esse lugar! O ceviche é de dar água na boca, e a pousada tem ainda sauna à lenha ao lado de uma cachoeira lindíssima. Aproveite para tomar um banho enquanto a comida não chega” – Janine Sad
“Apesar de afastado do Centro Histórico, vale a pena se programar para visita-lo. Dica: faça reserva” – Carolina Pohlmann
Rodovia Rio-Santos (BR 101), Km 558 (direção Angra dos Reis), Graúna, tel. (24) 3371-7174 e 9999-9923. www.legitedindaiatiba.com.br
Restaurante Villa Verde
Localizado nos limites do Parque Nacional da Serra da Bocaina, às margens do Rio Perequê, o restaurante oferece, além da excelente gastronomia especializada em massas caseiras, risotos italianos e grelhados, piscinas naturais de águas cristalinas para um mergulho refrescante nos dias mais quentes. Do amplo salão rodeado pelo verde é possível apreciar, além das flores e plantas exóticas, passarinhos multicoloridos se deliciando com as frutas frescas da mata.
Quem indica: o presidente do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes do Rio (SindRio) Pedro de Lamare, e a atriz Guilhermina Guinle
“Perfeitamente integrado à natureza. A cozinha aberta é um charme à parte. Dela sai um ossobuco divino, experimente” – Pedro de Lamare
Estrada Paraty Cunha, Km 7, Ponte Branca, tel. (24) 3371-7808. www.villaverdeparaty.com.br
Refúgio
Com cozinha especializada em frutos do mar, mas cardápio bem variado, o restaurante oferece aos comensais um ambiente charmoso e intimista. Iluminado por velas, tem vista para o mar.
Quem indica: a chef Andréa Tinoco, do Buffett Andréa Tinoco, e a atriz Guilhermina Guinle.
“Restaurante perfeito para um jantar romântico. Experimente o polvo à provençal, uma delícia!” – Andréa Tinoco.
Praça do Porto, 1, em frente ao Cais do Porto, tel. (24) 3371-2447. www.restauranterefugio.com
Thai Brasil
A casa aposta na culinária tailandesa leve e fresca, tradicionalmente temperada com pimentas e ervas aromáticas, para aguçar o paladar dos comensais. Completa a experiência gastronômica o ambiente contemporâneo confortável.
Quem indica: as atrizes Sheron Menezzes e Guilhermina Guile
“Para quem gosta de comida asiática, eis o lugar perfeito. É um dos meus restaurantes preferidos da cidade” – Guilhermina Guinle.
“Peça o arroz refrito com carne e legumes. Vale a pena!” – Sheron Menezzes.
Rua do Comércio, 308 A, Centro Histórico, tel. (24) 3371-2760. www.thaibrasil.com.br
Paraty 33
Em clima de confraria, o bar é um dos points mais agitados da pacata Paraty. Oferece programação musical variada, pista de dança e gastronomia saborosa. Destaque no cardápio, os grelhados são servidos na tábua e feitos em churrasqueira aparente no salão. Para beber, além do chopp e dos drinques, a casa tem ainda uma carta de vinhos com mais de 60 rótulos armazenados em adega climatizada.
Quem indica: os chefs Andréa Tinoco e Marcones Deus
“Aposta certa para o fim de noite, com ótima música. Quando a fome apertar na madrugada, não deixe de provar a sopinha de ervilhas com roquefort” – Marcones Deus
“Noitada bem bacana, com música ao vivo ou DJ, dependendo do dia” – Andréa Tinoco
Rua Maria Jácome de Mello, 357, Centro Histórico, tel. (24) 3371-7311. www.paraty33.com.br
Voilà Bistrot
Comandado pelo chef francês Christophe Legond, este charmoso bistrô que fica na pousada Caminho do Ouro, em plena Mata Atlântica, foi o último da região a receber uma estrela no Guia 4 Rodas, edição de 2012. No cardápio, destaque para os pratos com cogumelos. Escolha entre os dois ambientes da casa para saborear sua refeição: o salão com decoração típica parisiense ou o deque cercado por bambus, boa opção para dias bonitos ou noites de lua cheia.
Quem indica: Pedro de Lamare, do SindRio
“O cordeiro com couscous marroquino e a galinha d’angola são dois pratos de tirar o chapéu. De sobremesa, tarte tatin”
Estrada Paraty-Cunha km 4, Ponte Branca, tel. (24) 3371-6548, 9961-5399 e 9955-7572 www.pousadacaminhodoouro.com.br
Bistrô Alquimia dos Sabores
Fora de Paraty, a casa une o chique ao despojado em cenário bucólico. No cardápio, receitas criativas com especiarias como pimenta rosa e curry. Na ala doce, criações especiais para a Flip: tapiocas, crepes, bananas e mangas flambadas na cachaça e crème brûlée.
Quem indica: o ator Sergio Marone
“Adorei o frango indiano servido com banana flambada na cachaça e creme de curry. Muito bom!”
Estrada Paraty Cunha, Km 5, Ponte Branca, tel. (24) 3371-2077. www.alquimiadossabores2.blogspot.com.br
Bartholomeu
Sob a batuta do chef Alexandre Righetti, o restaurante está com um cardápio novo, contemporâneo e criativo, baseado na sazonalidade e regionalidade dos ingredientes, mas preserva também as receitas tradicionais da casa. As mesas da varanda ficam em um simpático jardim com bananeiras e plantas da região, boa pedida para um jantar tranquilo a dois.
Quem indica: o chef Maurício Barbosa, do Hollandaise
“Lugar tranquilo e relaxante. O ceviche para entrada é uma boa opção, assim como o peixe com bananas da terra como prato principal. O pão artesanal é de excelente qualidade”
Rua Marachal Deodoro, 4, Centro Histórico, tel. (24) 3371-5032. www.bartholomeuparaty.com.br
Margarida Café
O cardápio contemporâneo com produtos bem brasileiros e uma pitada de culinária internacional caracterizam a gastronomia da casa. No almoço, são servidas sempre duas receitas especiais do dia: uma de peixe e outra de carne. Assim como todos os pães servidos no restaurante, as massas também são de fabricação própria.
Quem indica: a chef Andréa Tinoco
“Lugar ótimo para jogar conversa fora à noite com excelentes drinques. Lembro de ter comido uma pizza de salmão defumado que estava uma delícia”
Praça do Chafariz, s/n, Centro Histórico, tel. (24) 3371-2441. www.margaridacafe.com.br
Le Castellet
Instalada em uma casa colonial do século 18, decorada em estilo provençal pelo próprio chef, Yves Lepide, trata-se da primeira creperia francesa da cidade. O menu segue o espírito dos bistrôs parisiences, com quiche lorraine, croque monsieur e omeletes, mas os crepes são a verdadeira especialidade do cardápio. Eles chegam à mesa abertos, com recheios aromáticos, massa fina e bordas crocantes.
Quem indica: a agente literária Carolina Pohlmann
“Formiguinha que sou, os crepes doces são imperdíveis”
Rua Dona Geralda, 44, Centro Histórico, tel. (24) 3371-7461.
Sabor do Mar
Exclusivo em frutos do mar, os pratos são preparados com ingredientes selecionados que chegam diariamente da praia à peixaria da casa, garantindo o frescor das receitas. Algumas opções do cardápio permitem ao comensal escolher, pessoalmente, o pescado a ser saboreado.
Quem indica: o chef Maurício Barbosa, do Hollandaise
“Tiro certo: a parrilhada ou as moquecas diversas. O restaurante exibe ainda obras de artistas plásticos locais interessantes”.
Rua Domingos Gonçalves de Abreu, s/n, Centro Histórico, tel. (24) 3371-1872. www.paraty.com.br/sabordomar