Ressaca à vista? Sensores no Leme e Copacabana vão monitorar ondas
Condições em tempo real do mar são monitoradas pela prefeitura em parceria o Sistema de Monitoramento da Costa Brasileira (SiMCosta)
A Prefeitura do Rio passou a ter acesso às informações em tempo real sobre as condições do mar da cidade. Os dados, obtidos em parceria Sistema de Monitoramento da Costa Brasileira (SiMCosta), vão possibilitar ações preventivas nos casos de ressaca, que muitas vezes geram cenas de estragos e de perigo para os banhistas. O monitoramento é realizado por meio de sensores instalados próximos ao Forte de Copacabana e à Ilha de Cotunduba, no Leme, na Zona Sul.
+ Vai chover? Veja a previsão do tempo para o feriadão do “Carnabril”
Os dados disponibilizados pelo SiMCosta serão integrados ao painel da cidade, onde estão reunidas outros materiais sobre o tempo, o trânsito e os meios de transporte do Rio. “O acesso a essas informações diretamente no nosso painel permitirá a sua análise em conjunto com outros dados operacionais, como chuvas, auxiliando na tomada de decisões, ações preventivas e pronta resposta a ocorrências”, explica o chefe-executivo do Centro de Operações Rio (COR), Alexandre Cardeman.
As condições em tempo real também podem ser verificadas pelo site https://simcosta.furg.br/home. Por meio da plataforma, os cariocas podem ver os aspectos das ondas na orla como altura, direção e períodos, além de outras variáveis meteorológicas, como intensidade de ventos e temperatura.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui