Ressaca que interditou a orla do Leblon vai continuar nesta quarta (30)
Os ventos diminuem de intensidade, mas ainda poderão ocorrer rajadas de até 50 km/h. Na madrugada, as ondas podem chegar a 4 metros de altura

Depois de cenas impressionantes registradas nesta terça (29), com o mar invadindo as pistas em uma forte ressaca, os cariocas devem ficar atentos, porque as ondas altíssimas vão seguir ao longo desta quarta (30).
Um alerta emitido pela Marinha do Brasil, válido até as 21h de quinta (31), prevê pico de maré alta às 4h30 da madrugada de quinta (31), com ondas entre 2,5 e 4 metros de altura.
Na tarde desta terça (29), o mar invadiu a Avenida Delfim Moreira, interditando totalmente a orla do Leblon e danificando até um portão de um prédio residencial. A força da água também deslocou um carro que estava estacionado no canteiro central e arrastou um equipamento de ginástica fixado no calçadão.
A via segue fechada nos dois sentidos, segundo informações do Centro de Operações Rio. No sentido Vidigal, o desvio está sendo realizado pela Avenida Epitácio Pessoa, enquanto em direção a Copacabana, o desvio está sendo realizado pela Avenida Bartolomeu Mitre.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
Durante a madrugada, dois pinguins-de-Magalhães foram encontrados mortos na Praia do Arpoador. Os animais são monitorados pelo ICMBio e pelo Projeto de Monitoramento de Praias (PMP), que devem recolher os corpos.
A Ciclovia Tim Maia, que liga o Leblon a São Conrado também foi fechada preventivamente pela prefeitura, devido ao alerta de fortes ondas.
Na capital, pelo menos três árvores caíram com a força do vento nas ruas Cosme Velho; Professor Antônio Maria Teixeira, no Leblon; e na Pedro Bolato, na Barra da Tijuca.
+ Ventania fecha a ciclovia Tim Maia e canoístas passam sufoco em Niterói
Durante o período de ressaca, a prefeitura do Rio recomenda que cariocas e turistas não se aventurem no mar – e também não pratiquem exercícios aquáticos. Também é desaconselhado ficar em mirantes ou locais próximos ao mar e pedalar na orla se as ondas estiverem alcançando a ciclovia. Em caso de acidentes, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado pelo telefone 193.
Nesta quarta (30), a temperatura máxima prevista é de 22 graus na capital. Os ventos diminuem de intensidade, mas ainda poderão ocorrer rajadas de até 50 km/h. Pelo menos até o próximo sábado (2) o sol predomina em todo o estado e não há previsão de chuva. As madrugadas serão frias, e as tardes só esquentam mais na sexta e no sábado, mas ainda abaixo dos 30 graus.