Qual é a renda mínima para financiar um apartamento no Centro do Rio?
Estudo da plataforma Loft mostrou que, entre julho e dezembro de 2024, rua no Santo Cristo, foi a que registrou mais transações

Quem está interessado em se tornar proprietário de um imóvel financiado na via que mais registrou transações imobiliárias entre julho e dezembro de 2024 precisa ter uma renda mensal de 14 400 reais. Estamos falando da Rua General Luiz Mendes Moraes, no Santo Cristo, Zona Portuária. A região concentra alguns lançamentos imobiliários impulsionados pelo projeto Reviver Centro, a exemplo do condomínio Heitor dos Prazeres, localizado nessa rua, inclusive. Por lá, o tíquete médio é de 410 000 reais.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
O estudo foi feito pela Loft, empresa de tecnologia e serviços financeiros para imobiliárias, através da ferramenta Financiômetro, e capta as condições de financiamento atuais, após o aumento da taxa Selic, em setembro do ano passado. A plataforma se baseia no preço dos imóveis transacionados segundo base oficial da Prefeitura do Rio de Janeiro (o ITBI) com as condições de financiamento praticadas no mercado em fevereiro de 2025.
+ Com previsão de 42 graus, Paes pede para que população beba bastante água
Já na Avenida Vieira Souto, em Ipanema, Zona Sul, o endereço mais valorizado da cidade, dando a entrada mínima possível, que é de 20% do valor total, e alongando o pagamento em 420 parcelas, o comprador precisa possuir renda mensal de 256 200 reais. O estudo considera o preço médio dos imóveis transacionados na avenida, que é de 7,3 milhões de reais.
+ Foliões relatam furtos após falsas brigas em blocos de rua
Na Rua General Luiz Mendes Moraes, seria necessário desembolsar 4 000 reais para a primeira parcela do financiamento. Na Avenida Vieira Souto, a mais valorizada da amostra, esse valor sobe para 71 600 reais. Veja mais detalhes abaixo.
“O Financiômetro mostra as condições gerais para financiamento nas ruas, um dado importante especialmente após o início do aumento dos juros. Claro que há variação importante de preço dos imóveis dentro de cada região, mas a ferramenta traz uma ideia geral da situação para o comprador, o que agiliza a procura pelo imóvel”, afirma o gerente de dados da Loft, Fábio Takahashi.


Os dados são da Loft, com base em dados do ITBI, levando em consideração o preço médio dos imóveis entre julho e dezembro de 2024. As condições de financiamento são as de fevereiro de 2025.