Carta ao Leitor: A Região Serrana em seu melhor momento
Mercado imobiliário de luxo aquecido, novidade estrelada da gastronomia em Petrópolis, festivais com música boa e vinho no friozinho... Partiu Serra?

Era uma vez uma pacata cidade rural que começou a ganhar uma atração seguida da outra. Em 2022, abriu o maior parque temático dedicado a animais jurássicos do mundo, a Terra dos Dinos. No ano passado, voltou a circular a maria-fumaça, uma locomotiva do século XIX restaurada para transportar visitantes numa viagem por outros tempos.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Hoje, Miguel Pereira conta com 52 hotéis e pousadas, lotados quase todo fim de semana e feriado, e há mais de sessenta projetos em curso no município, que se tornou o novo polo turístico da Região Serrana. Só em 2024, foram mais de 1 milhão de visitantes por lá. Quem planeja uma escapada para as férias de julho vai encontrar, na reportagem preparada por Paula Autran, bons motivos para rumar ao vilarejo do Vale do Café, a cerca de 115 quilômetros do Rio.
A matéria de capa integra o Especial Serra, que traz também uma novidade estrelada na gastronomia em Petrópolis e mostra que as vinícolas da região começam a dar frutos. Ainda nos nossos alpes, o mercado imobiliário de luxo experimenta um boom, com lançamentos para quem pretende se lançar numa vida rural sem abrir mão do conforto.
Mas, se a ideia é só passar um fim de semana, listamos uma série de festivais com música boa, vinhos e comidinhas em municípios nos quais a temperatura mínima costuma ficar perto de 10 graus. Partiu Serra? A diversão nas alturas é garantida!