Como será a reforma do Cinema Icaraí, em Niterói, que reabre após 18 anos
Previsão é de que as obras durem 14 meses. Espaço terá três salas para exibição de filmes e palco para concertos, além de café, bar e restaurante
Fechado desde 2006, o tradicional Cinema Icaraí, em Niterói, vai reabrir as portas no ano que vem, após uma reforma que levará 14 meses e custará cerca de 45 milhões.
O prédio, que começou a ser construído na década de 1930, é tombado e passará a se chamar Cine Concerto Sérgio Mendes, em homenagem ao músico niteroiense que faleceu no mês passado, aos 83 anos.
+ Festival do Rio: os filmes imperdíveis das mostras competitivas
A restauração vai preservar e restaurar a fachada e revitalizar todos os detalhes do saguão, incluindo a bilheteria, a bombonière, o piso, o teto, as portas e as escadarias. Serão instalados elevador e escada rolante no espaço, permitindo a acessibilidade de pessoas com deficiência e dificuldades de locomoção.
O primeiro pavimento vai comportar camarins, um mezanino para 69 pessoas e um restaurante, enquanto o segundo andar receberá infraestrutura para atender a orquestra da UFF, além de abrigar as áreas administrativas.
+ Número de atendimentos psicológicos dobra na rede municipal em três anos
O palco, inclusive, será ampliado para comportar os músicos do conjunto. A plateia terá capacidade para 299. O projeto inclui, ainda, a revitalização do subsolo do palco, que será destinado à área técnica, acervo e depósito de instrumentos.
As salas de cinema ficarão no terceiro andar e uma delas terá capacidade para 150 lugares enquanto as outras duas terão capacidade para 65 espectadores. Além do espaço administrativo do cinema, o andar terá um café.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
No quarto pavimento, será instalado um bar e a reforma vai adicionar mais um pavimento ao prédio, sem alterar as características da fachada, para a construção de um restaurante com varanda e vista para a Baía de Guanabara.
Na cobertura, serão instaladas as placas de módulos fotovoltaicos para a captura de energia solar. Todo o prédio terá sistema de captação de água da chuva para reúso.
Assista ao vídeo sobre a reforma:
Durante todo o período de obras, o trecho da Praça Getúlio Vargas em frente à fachada do Cinema Icaraí ficará completamente fechado. O restante da via, na direção da Rua Miguel de Frias, ficará aberto e funcionando em mão-dupla, com acesso restrito a moradores e veículos de serviço. O estacionamento será proibido no local.
Em 2019, a Universidade Federal Fluminense (UFF), até então responsável pelo imóvel, cedeu o prédio à prefeitura de Niterói por 40 anos.