Rede municipal de educação tem resultado histórico no Ideb; veja ranking
Já a estadual caiu de 3,9, em 2021, para 3,3, voltando à penúltima colocação entre as redes estaduais das capitais do Brasil, posição que não ocupava desde 2011
A rede municipal de educação do Rio conquistou o maior crescimento percentual na nota da avaliação que compõe o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) entre todas as capitais do Brasil nos Anos Iniciais, referentes aos alunos do 1º ao 5º ano: +12%. Com o avanço, o município chegou à nota 6,0, melhor resultado da série histórica, iniciada em 2005, e meta para todo o país. Nos Anos Finais, do 6º ao 9º, foi o quinto maior salto na nota entre as capitais: com +5%, alcançou 5,2, ficando um pouco abaixo da meta nacional, de 5,5. Já a rede estadual tem muito com que se preocupar, pois caiu de 3,9, em 2021, para 3,3 – resultado bem distante da meta estabelecida para essa faixa de ensino, que é de 4,6. Com isso, o estado voltou à penúltima colocação entre as redes estaduais das capitais, posição que não ocupava desde 2011. Após alcançar a sexta maior nota em 2015, o desempenho tem sido marcado por um declínio constante.
+ Crise na Uerj: alunos ocupam campus, e universidade suspende as aulas
Os dados do Ideb foram divulgados pelo Ministério da Educação nesta quarta-feira (14) e mostram que a rede municipal do Rio, responsável pelo ensino fundamental, é a cidade da Região Metropolitana com o melhor Ideb do estado, tanto nos Anos Iniciais, como nos Finais. Também avancou no ranking nacional, subindo da 14ª para a 8ª posição nos Anos Iniciais e da 11ª para a 5ª posição nos Anos Finais. O índice, calculado a cada dois anos, considera o desempenho dos alunos principalmente em matemática e língua portuguesa, além de avaliar o fluxo escolar (número de aprovações e reprovações) de cada colégio, município e estado brasileiro.
“Estamos muito emocionados com esse resultado fantástico. Todo o árduo trabalho de nossa equipe produziu os melhores resultados da história da rede municipal. Os números comprovam que, desde 2021, mergulhamos num profundo processo de transformação da educação carioca, visando proporcionar uma perspectiva de futuro para nossos alunos e uma garantia de aprendizagem adequada”, comemora o Secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, a frente da maior rede municipal de ensino da América Latina, com mais de mais de 660 mil alunos em 1.556 escolas.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
No estado como um todo, os melhores resultados ficaram com o pequeno município de Miracema, no Noroeste fluminense, com estrutura bem menos complexa. Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I, a cidade obteve o resultado de 7,9. Já nos Anos Finais do mesmo segmento, alcançou 6,5.