Continua após publicidade

Prestes a bater recorde, blindagem de carros cresce 58% no Rio

Em 2024, foram realizados cerca de 244 reforços na segurança de carros no estado do Rio a cada mês. No ano passado, a média foi de 154 a cada 30 dias

Por Da Redação
Atualizado em 1 out 2024, 15h38 - Publicado em 1 out 2024, 15h37
  • Seguir materia Seguindo materia
  • carro-blindado
    Carro blindado: número pode representar um recorde no Rio em 2024 (./Reprodução)

    Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) mostram que, apenas no mês de agosto, houve 2.835 registros de roubo de veículos em todo o estado do Rio, o que representa um aumento de 99% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando foram computados 1.428 roubos.

    Quando a conta abrange o período que vai de janeiro a agosto deste ano, o número de veículos roubados é de 18.154, um aumento de 23,3% em relação ao mesmo período de 2023.

    Em consonância com os números alarmantes, a Associação Brasileira de Blindagem (Abrabin) aponta que, se o ritmo de vendas for mantido, o ano de 2024 pode terminar com recorde de comercialização no território fluminense. Entre janeiro e junho, foram feitas 1.463 blindagens de veículos, equivalendo a 244 blindagens por mês. Enquanto em 2023, foram 1.852, ou 154 por mês. O aumento é de 58%.

    + Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

    Continua após a publicidade

    O Rio de Janeiro é o segundo maior mercado de blindagem do país, perdendo apenas para São Paulo, que concentra cerca de 80% das transações.

    Uma reportagem do jornal O Globo mostrou que o mercado de carros blindados é voltado para famílias das classes A e B, cuja renda mensal é de 30.000 reais. A proteção de boa qualidade pode custar entre 80.000 a 100.000 reais.

    + Número de atendimentos psicológicos dobra na rede municipal em três anos

    Continua após a publicidade

    A blindagem mais resistente permitida pelo Exército para veículos civis é a de nível 3, que suporta tiros de pistolas e revólveres da marca Magnum, de potência acima da média, e, eventualmente, de fuzil, desde que os disparos sejam à curta distância.

    Compartilhe essa matéria via:

    Em média, o processo dura de 20 a 30 dias, contando o prazo para o licenciamento dos militares, que catalogam cada barro blindado no Brasil.

    Continua após a publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de 49,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.