Dia D da vacinação: quem pode se imunizar contra a gripe no Rio
Campanha contra a gripe vai até 31 de maio com a meta de atingir 90% dos grupos prioritários. Dia especial de incentivo também contará com ações culturais
Mais de 500 pontos de imunização no Rio vão disponibilizar a vacina contra a Influenza neste sábado (6). O Dia D da vacinação ocorrerá em diferentes pontos da cidade, das 8h às 17h. A lista completa dos postos, que vão de unidades de saúde a locais como escolas, igrejas, shoppings e praças, será divulgada no site da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) na sexta (5).
+ Segurança de Bolsonaro preso pela Polícia Federal é ex-sargento do Bope
Além do Dia D, a vacina é disponibilizada de segunda a sábado nas 237 unidades de Atenção Primária e, de domingo a domingo, no Super Centro Carioca de Vacinação (SCCV), em Botafogo. O SCCV funciona diariamente das 8h às 22h e conta com drive-thru para atender idosos e pessoas com mobilidade reduzida.
A campanha contra a gripe vai até 31 de maio com o objetivo de atingir a cobertura de 90% dos grupos prioritários – cerca de 2 milhões de cariocas. O público-alvo é composto por:
- Idosos;
- Crianças de seis meses a 5 anos;
- Trabalhadores de saúde;
- Trabalhadores da educação;
- Gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias pós-parto);
- Integrantes das forças de segurança.
Segura e fundamental para prevenir complicações e mortes decorrentes de infecções causadas pelo vírus, a vacina oferecida pela campanha protege contra as três cepas que mais circulam no Hemisfério Sul: H1N1, H3N2 Darwin e linhagem B/Victoria.
Pessoas que tomaram a dose contra a gripe no ano passado devem se vacinar novamente. O esquema vacinal é de apenas uma dose para quem já tomou o imunizante em anos anteriores. Já as crianças que serão vacinadas pela primeira vez este ano deverão receber duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas. Quem ainda não recebeu alguma dose necessária da vacina da Covid-19 também poderá se vacinar no mesmo dia, já que ambos imunizantes podem ser tomados juntos.
+ Feira de São Cristóvão: edital de concessão é suspenso após protestos
Para receber a vacina contra a gripe, é necessário apresentar documento de identificação e caderneta de vacinação, além do comprovante da classificação como grupo prioritário, como laudo médico, documento funcional para os grupos profissionais atendidos, entre outros. A lista das comorbidades pode ser acessada pelo link https://bit.ly/vacinagripeRio.
As unidades de saúde do município também promoverão ações culturais no Dia D para incentivar a imunização, como roda de samba, às 10h, e feira de mulheres empreendedoras, das 9h às 13h, no Centro Municipal de Saúde (CMS) Heitor Beltrão, na Tijuca. No mesmo bairro, o CMS Nilza Rosa receberá uma apresentação do grupo musical Folia de Reis, às 10h.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Na Praça da Bandeira, no Centro Municipal de Saúde Hélio Pellegrino, haverá apresentação de teatro do coletivo Sem Ribalta, às 9h, feira de artesanato de empreendedores do território, das 9h às 12h, e sarau às 14h. Já o Centro Municipal de Saúde Maria Augusta Estrella, em Vila Isabel, receberá o Coral das Lavadeiras, apresentado pelas baianas da Escola de Samba Unidos de Vila Isabel.