Qual é a cidade mais segura do estado do Rio de Janeiro?
Município do Rio aparece em 8º lugar em relação aos homicídios por 100 mil habitantes
A região serrana do estado do Rio está bem posicionada quando o assunto é segurança, segundo estatísticas. Petrópolis surge como a cidade mais segura entre as que tem mais de 100 mil habitantes, registrando 12,4 homicídios pelos 100 mil. Nova Friburgo vem na sequência, com 18,5 homicídios. Com uma taxa de 22,7, Teresópolis ficou em terceiro no ranking do Anuário 2024 de Cidades mais Seguras do Brasil, iniciativa do portal MySide, de vendas imobiliárias, que reúne dados do Ministério da Saúde e do IBGE.
+ Caso Anic: defesa de assassino diz que ele enterrou e concretou cadáver
O principal indicador utilizado para classificar as cidades foi a quantidade de assassinatos por 100 mil habitantes, índice reconhecido como uma medida universal de segurança pública. Organizações internacionais, como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) utilizam essa taxa em seus relatórios.
Para calcular o índice, foram analisados os dados de todos os 1,5 milhões de óbitos ocorridos em 2023 no Brasil, conforme o Painel de Monitoramento da Mortalidade da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA).
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
No estado, o município do Rio de Janeiro aparece em oitavo (28,2 homicídos), e a lista enumera, da quarta a sétima posição, as cidades de Magé (23,0), Niterói (24,2), Rio das Ostras (24,8) e Campos (27,3).