Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

PUC-Rio enfim vai passar a oferecer graduação em medicina

Novo edital do MEC abre caminho para as universidades comunitárias, caso da instituição da Gávea

Por Da Redação
Atualizado em 26 set 2025, 19h50 - Publicado em 26 set 2025, 19h46
Parque de Inovação da Gávea
PUC-Rio: edital do MEC abre caminhos para a realização do sonho de formar médicos (Pablo Milheiro/Projeto Comunicar PUC/Divulgação)
Continua após publicidade

Uma publicação do Ministério da Educação (MEC) no Diário Oficial da União nesta sexta (26), abre caminho para que a PUC-Rio finalmente abra o tão aguardado curso de medicina.

O Edital número 15 altera o número 5, de 30 de abril de 2024, que trata da chamada pública para habilitação de instituições de educação superior mantidas por unidades hospitalares para autorização de curso de graduação em medicina.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

O novo texto permite que as instituições comunitárias de ensino superior, como a PUC-Rio, possam oferecer o curso superior, desde que tenham parceria com unidade hospitalar de natureza pública no mesmo município. Esse edital era a peça que faltava a PUC-Rio dar o pontapé inicial de um projeto gestado há dez anos.

Uma vez aprovado, o curso deve ser oferecido já em 2026, com 108 vagas por ano. Há sete décadas, a PUC-Rio oferece cursos de pós-graduação na área médica em diversas especialidades, como psiquiatria, neurologia, cardiologia, e cirurgia plástica, com médicos do quilate de Ivo Pitanguy e Paulo Niemeyer.

Continua após a publicidade

+ Luz e sombra: Rembrandt ganha mostra inédita com 69 gravuras originais

“O edital divulgado pelo MEC abre um caminho novo, acolhendo as universidades comunitárias, que são instituições sem fins lucrativos, como a PUC-Rio, e que agora têm a oportunidade de oferecer seus cursos de graduação em medicina. O edital reforça como critério de seleção o compromisso com a saúde pública. É um dia histórico para a PUC-Rio, mas também para as universidades comunitárias, que têm um modelo democrático e comprometido com a educação de qualidade no país”, explicou o reitor da PUC-Rio, padre Anderson Pedroso.

A prefeitura colocou à disposição da PUC-Rio 757 leitos de seus equipamentos de saúde para o futuro curso. A medida foi encaminhada por oficio pelo secretário de Saúde, Daniel Soranz, à PUC-Rio, em agosto. Serão disponibilizados o Hospital Miguel Couto, Ronaldo Gazzola, Souza Aguiar, o Hospital do Andaraí, o Instituto Pinel, o Hospital Rocha Maia e as Maternidades da Rocinha e Maria Amélia, além de sete clínicas da família e sete unidades municipais de saúde.

Continua após a publicidade

+ O cinema toma conta da cidade durante o Festival do Rio

Em dezembro de 2023, a PUC-Rio e o Hospital São Francisco na Providência de Deus (HSF) já tinham firmado convênio para transformar o hospital em centro de ensino, pesquisa e extensão em saúde, o que permite ampliar o atendimento do hospital, hoje com 260 leitos ativos, para até 800 leitos.

A PUC-Rio é uma instituição de caráter comunitário e sem fins lucrativos, considerada de excelência. Foi classificada como a melhor instituição de ensino superior privada do país e a quinta melhor do país pelo ranking britânico QS World University Rankings 2025, que avalia mais de 1 500 instituições de ensino superior em 106 países. A universidade tem diversos projetos sociais e apoia também o atendimento a comunidades ribeirinhas na Amazônia.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de R$ 39,99/mês