Protocolo de calor do Rio de Janeiro é premiado em evento pré-COP30
Reconhecimento do Local Leaders Awards foi na categoria 'Infraestrutura mais segura para um mundo em mudança'
O Protocolo de Enfrentamento ao Calor Extremo levou a cidade do Rio a vencer uma das categorias do Local LeadersAwards 2025, prêmio da Bloomberg Philanthropies que reconhece políticas locais eficazes e inovadoras de enfrentamento às mudanças climáticas. A conquista foi anunciada na terça (4), durante o Fórum de Líderes Locais da COP30, que termina nesta quarta (5), no Museu de Arte Moderna (MAM-Rio).
+ No clima da COP: Rio sedia os mais quentes encontros pré-conferência
A premiação foi na categoria “Infraestrutura mais segura para um mundo em mudança”. O protocolo, lançado pela Prefeitura do Rio em 2024 como resposta estratégica ao aumento das ondas de calor e seus impactos sobre a saúde pública, é um sistema integrado de alerta e resposta rápida que utiliza dados meteorológicos e de saúde para antecipar riscos e acionar medidas preventivas durante ondas de calor. O modelo estabelece níveis de alerta (de Calor 1 a Calor 5) e orientações específicas para diferentes cenários de risco, mobilizando secretarias e serviços municipais de forma coordenada. A iniciativa é coordenada pelo Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio (COR-Rio), com as Secretarias de Saúde (SMS) e Meio Ambiente e Clima (SMAC).
“É bom ganhar em casa. Mas o importante é que se trata de uma medida sem custo, relativamente simples, que joga com a ciência, olha experiências internacionais e que pode de fato salvar vidas, tornar melhor a qualidade da vida das pessoas na cidade do Rio”, afirmou o prefeito do Rio, Eduardo Paes, que recebeu o prêmio das mãos do prefeito de Londres, Sadiq Khan.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Em sua nona edição, o Local Leaders Awards — anteriormente conhecido como C40 Cities Bloomberg Philanthropies Awards — celebra os projetos climáticos mais ambiciosos e inovadores do mundo. O prêmio reconhece políticas com impacto mensurável e potencial de replicação, que conectam a ação climática à vida cotidiana das pessoas e aceleram a implementação do Acordo de Paris. A edição de 2025 foi realizada durante o Fórum de Líderes Locais da COP30, seminário que reune mais de 300 prefeitos, líderes subnacionais e especialistas internacionais para debater soluções, mobilizar compromissos e reforçar o papel das cidades na ação climática global.
Palco do Réveillon do Copacabana Palace já tem programação definida
Padaria Ipanema renasce com fila e alguns precinhos de COP30
Sete perguntas para la Peña: “É possível usar o humor como denúncia”
Praias da Ilha do Governador vão ficar próprias para banho? Entenda
Árvore centenária removida causa comoção em Ipanema. Veja vídeo!





