Continua após publicidade

Após protestos, postes de tecnologia 5G são retirados de Copacabana

Cinco dos oito postes instalados pela TIM já foram removidos; troca dos modelos está suspensa até o início de janeiro para reavaliação

Por Da Redação
14 dez 2022, 13h54

Após protestos de moradores de Copacabana e Leme, a prefeitura do Rio decidiu reavaliar, junto a operadoras de telefonia, a substituição dos postes da orla e de outros pontos da cidade por outros que possam integrar os pontos de tecnologia 5G com a iluminação pública. A TIM já havia iniciado instalado alguns dos novos postes entre os postos 1 e 6, o que segundo os moradores estava provocando uma interferência visual na paisagem, que patrimônio da cidade. A troca dos modelos está suspensa até o início de janeiro.

+ Agora é lei: carros rebocados não pagam mais diárias em fins de semana

O próprio prefeito Eduardo Paes chegou a postar no Twitter que os novos postes eram “feios”, apesar de ter autorizado a mudança. Segundo ele, a ordem do poder público municipal era de que estruturas só fossem instaladas após retirada das mais antigas. O modelo de poste, de 18 metros de altura, havia sido aprovado pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), que, depois da polêmica, também decidiu avaliar se mantém o modelo ou lança mão de alternativas. A substituição do mobiliário será definida entre a Secretaria de Conservação, a Rio Luz, o IRPH e as operadoras de telefonia.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

A retirada dos postes já instalados começou na noite desta segunda-feira (12). Até o início da tarde desta terça (13), cinco dos oito postes já haviam sido removidos.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.