Continua após publicidade

Protesto de alunos do CAP da UERJ termina em tumulto

Confusão envolveu estudantes e funcionários do CAP em frente à reitoria, no Maracanã

Por Redação VEJA RIO
Atualizado em 5 dez 2016, 12h19 - Publicado em 12 mar 2015, 16h22
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Um protesto de alunos do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, conhecido no Rio como Colégio de Aplicação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), terminou em tumulto e empurrões entre os manifestantes e seguranças. A confusão ocorreu na manhã desta quarta-feira em frente à reitoria, no Maracanã, zona norte do Rio. Pelo menos um aluno teria sido agredido. O caso foi registrado na 18ª DP (Praça da Bandeira), que abriu inquérito.

    O início das aulas deste ano no colégio estava previsto para 3 de março, mas, por falta de professores e de verba para pagar os funcionários da limpeza e da segurança, foi adiado inicialmente para o dia 9 e depois para o dia 16. Diante dos dois adiamentos e da sucessão de problemas, alunos da instituição, a maioria acompanhada pelos pais, fizeram um ato hoje em frente ao campus da Uerj no Maracanã. Em seguida, o grupo foi até o prédio da reitoria com o objetivo de reclamar diretamente com a direção. Mas o reitor Ricardo Vieiralves, não estava. O grupo se aglomerou na porta do edifício.

    “Eles tentaram invadir a reitoria”, afirmou Antônio Fernandes, um dos coordenadores do Sintuperj, o sindicato de trabalhadores das universidades públicas do Estado do Rio.

    Os seguranças impediram a ocupação e, durante o tumulto, houve empurrões e pessoas caíram. Nesse momento, um segurança teria atingido voluntariamente o aluno Matheus Zanon, de 16 anos, presidente do grêmio estudantil do colégio.

    Em nota à comunidade acadêmica, a direção do colégio lamentou o ocorrido. A instituição admite a falta de professores e dois meses de salários atrasados para os terceirizados dos setores de limpeza e vigilância. Informa ainda que e aguarda repasse de verbas pelo governo estadual, para regularizar a situação. Segundo a Secretaria Estadual da Fazenda, o próximo repasse ocorrerá em 17 de março.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.