Mesmo com proibição, blocos de carnaval desfilam no Centro
Pelos menos duas agremiações saíram às ruas e foram coibidas por agentes da prefeitura; sábado (19), o Não adianta ficar Putin reuniu cerca de 100 pessoas
Apesar do cancelamento do Carnaval de rua no Rio, a poucos dias do início do feriado oficial da festa de Momo pelo menos dois blocos desfilaram de forma clandestina pelas ruas do Centro da cidade neste fim de semana, e forma dispersados por agentes da prefeitura. No sábado (19), o Não adianta ficar Putin reuniu cerca de 100 pessoas em cortejo que saiu das intermediações do Museu do Amanhã e seguiu até a região do Boulevard Olímpico, na Zona Portuária. Vídeos que circulam em redes sociais mostram centenas de pessoas desfilando acompanhados de uma banda de sopro. A maioria não usava máscara. No domingo de manhã (20), outra aglomeração de foliões aconteceu na altura da Praça da Cruz Vermelha. Além dos participantes dos blocos, vendedores ambulantes que atuavam na região também foram dispersados.
+ Bombeiros atualizam número de mortos em Petrópolis para 176
A decisão de suspender o Carnaval de rua foi anunciada pela prefeitura no dia 4 de janeiro por causa da escalada do número de casos de Covid-19 na cidade, diante da disseminação da variante ômicron. A medida foi informada em reunião com representantes de cerca de 450 blocos, que concordaram com a medida, e depois anunciada em transmissão nas redes sociais. No total, 506 blocos de rua se inscreveram em 2022. Apesar da proibição da festa, o feriado foi mantido.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Em nota, a Secretaria Municipal de Ordem Pública da Prefeitura do Rio (Seop) informou que “monitora, por meio do setor de inteligência, eventos irregulares para que não haja transtornos na cidade, e a Guarda Municipal (GM-Rio) atua na desmobilização desses eventos”. Segundo a Seop, o evento de sábado (19) foi desmobilizado pelos guardas por volta das 11h, “com diálogo e sem registro de incidentes.” No domingo (20), após serem abordados pelos agentes, alguns integrantes do bloco não identificado de deslocaram para a rua da Carioca, ocupando um terreno, “mas a GM-Rio atuou no local até a total dispersão do grupo”.