O que Princípe William quer fazer em sua visita ao Rio
Centro de Operações Rio estuda atender desejo do filho do Rei Charles III, que vem entregar prêmio de sustentabilidade

O Príncipe William estará no Rio em novembro para participar do Prêmio Earthshot, uma iniciativa criada por ele para premiar projetos voltados para o meio ambiente, que será entregue no Museu do Amanhã. Serão cinco contemplados com mais de R$ 7 milhões cada, em uma das cinco categorias: Proteger e Restaurar a Natureza, Limpar o Ar, Reviver os Oceanos, Construir um Mundo Livre de Resíduos e Combater a Crise Climática. Luciano Huck foi convidado para ser o mestre de cerimônias do evento, marcado para o dia 5.
+ Justiça da França retoma caso de voo da Air France que caiu no mar em 2009
A ideia é que o Príncipe de Gales também visite projetos voltados para a sustentabilidade no país, mas sua agenda ainda não foi divulgada. Um pedido do filho do Rei Charles III, no entanto, chamou a atenção: por se tratar de um evento que valoriza práticas ambientais, William cogitou a ideia de fazer algum trajeto com transporte público – no caso, o VLT. O Centro de Operações Rio (COR) recebeu essa pauta para discussão. Na semana seguinte, a expectativa é que o William siga para Belém, no Pará, para participar da COP-30.
“É uma honra sediar o Prêmio Earthshot no Brasil. O prêmio inspira, celebra e prova que as soluções para os maiores desafios do planeta já existem, e estou muito feliz em receber este evento incrível. prêmio vai mostrar ao mundo a criatividade, a energia e o potencial tanto das iniciativas brasileiras quanto das globais que trabalham por um
futuro mais sustentável”, disse o apresentador ao aceitar o convite, no início do mês.
“O Museu do Amanhã é o lugar perfeito para o Earthshot Prize e nossa missão de urgência e otimismo para o planeta”, afirmou Jason Knauf LVO, CEO do Earthshot Prize, quando a entrega do prêmio foi anunciada, durante a London Climate Action Week, em junho. Na ocasião o prefeito Eduardo Paes esteve lá e se encontrou com o Príncipe William. “Será a melhor edição até agora do prêmio ambiental mais prestigiado e impactante do mundo”, acrescentou o CEO.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
A cerimônia do Prêmio Earthshot no Rio vai reunir líderes internacionais, inovadores, cientistas, filantropos e representantes da sociedade civil para reconhecer soluções ambientais transformadoras e escaláveis. O Earthshot foi criado com a missão de identificar e acelerar soluções com potencial para restaurar o planeta até 2030. Sua atuação é guiada pela crença de que urgência + otimismo = ação. A premiação também tem atividades paralelas, com bases sendo montadas no Armazém da Utopia, no Maracanã e no Cristo Redentor.