Quais são as principais mudanças no uniforme da Polícia Militar
Novo fardamento une a tradição do azul marinho com novas tecnologias inseridas no tecido, mais leves e arejados, que propiciam melhores condições de trabalho

A Polícia Militar está ganhando roupa nova. Nesta segunda (16), foi iniciada a substituição das fardas da corporação, que será feita de maneira gradual, a começar por soldados e cabos, com um primeiro lote de 8,5 mil unidades, até o término do processo de aquisição de novas remessas de fardamento para toda a tropa. Os uniformes antigos e novos serão utilizados até que todos os soldados da PMERJ tenham o novo fardamento. Só então o antigo estará fora das ruas.
+ Para entrar em 2025 sem dívidas: Procon, Enel e Iguá fazem renegociações
O novo uniforme foi desenvolvido por uma equipe técnica da própria corporação, com a preocupação central de oferecer aos policiais militares mais conforto, funcionalidade e segurança. “Os novos uniformes vão proporcionar melhores condições de trabalho para os nossos policiais. São mais adequados para a atividade policial e vão assegurar a unidade visual da instituição, pois não haverá diferença de tonalidades”, afirma o secretário de Estado de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes Nogueira.
Segundo a PM, o desenvolvimento do novo uniforme procurou conciliar dois conceitos fundamentais: tradição e modernidade. “A tradição refere-se ao resgate do azul marinho, que estará presente, sem variações de tom, em todas as fardas de serviço dos policiais militares (conhecidas como “Mug”)”, informa uma nota no site da corporação. “Em relação à modernidade, a nova farda foi confeccionada com a adoção de novas tecnologias inseridas no tecido, mais leves e arejados, que propiciam aos policiais militares melhores condições de atuar operacionalmente”, acrescenta. Entre os quesitos de modernidade inseridos no novo fardamento, destacam-se a proteção a raios ultravioleta (UV), repelência à água e óleo, tintura de alta solidez e velcro de alta qualidade.
Outra mudança importante contemplada no novo fardamento é a substituição da cobertura. Em vez de gorro, os policiais militares passarão a utilizar boinas. De acordo com estudo técnico, as boinas proporcionam um campo visual maior, especialmente para os policiais em missões de patrulhamento. Os gorros permanecerão sendo utilizados apenas pelas unidades que adotaram a cor branca como tradição – Comando de Polícia Rodoviária (CPRv), Batalhão de Policiamento em Vias Expressas (BPVE) e BEPE (Batalhão Especializado de Policiamento em Estádios).