Previsão de fortes chuvas no Rio gera alerta de ‘grande perigo’ pelo Inmet
Estado pode ter 500mm de precipitação entre sexta (22) e domingo (24), com riscos de enchentes e desabamentos ; temperatura cai a uma mínima de 18°C
Após um longo e infernal verão – que acabou oficialmente na terça (19), apesar de os termômetros ainda poderem alcançar 40°C nesta quinta (21), de acordo com a previsão -, as águas de março estão previstas para fechar a estação chegam a partir desta sexta (22) com perigosa intensidade. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um “aviso de grande perigo” para chuvas fortes na Região Sudeste nesta data, e o estado do Rio de Janeiro é o que mais preocupa. Meteorologistas esperam “chuva extrema” para a região até domingo (24).
+ Epidemia, parte 6: dengue retorna ao Rio com força total em 2024
De acordo com o Alerta Rio, nesta quinta (21) a temperatura pode chegar a uma máxima de 40°C, num céu com muitas nuvens. Chuvas estão previstas para chegar no fim da tarde. Já na sexta (22), a temperatura cai, chegando a uma mínima de 18°C, e a probabilidade de chuva é de até 90 milímetros, persistindo durante todo o fim de semana.
“Esta é uma situação muito especial, pois a chuva indicada pelos modelos meteorológicos é realmente excepcional. Nesses dois dias, a chuva será frequente/persistente e terá períodos em que cai de forma intensa, com taxas horárias muito elevadas. Isso irá acarretar acumulados extremamente elevados, que podem superar o volume médio para todo o mês de março em apenas 24h/48 horas”, informa o Climatempo sobre o período enter sexta (22) e sábado (23).
O instituto também alerta para riscos de transbordamento de rios e deslizamentos de terra. Há alto potencial para a ocorrência de enchentes e enxurradas. “Estima-se que, em algumas áreas, sobretudo na Baixada Fluminense, litoral norte e na Região Serrana, entre a quinta (21) e o domingo (24), possam ser acumulados volumes da ordem de 300 a 500 mm (volumes médios na região, não descartando que pontualmente esses valores possam ser ultrapassados)”, acrescenta o Climatempo.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Em entrevista ao Globo, o diretor de Operações do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), o meteorologista Marcelo Seluchi, afirmou que todos os modelos coincidem em projetar chuvas extremas e por isso o órgão alertou a Defesa Civil Nacional para uma intensidade de chuva similar à da tragédia da Região Serrana, em janeiro de 2011. Segundo o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) há a possibilidade de transbordamentos e inundações nas regiões da bacia do Rio Piabanha, bacia do Rio Dois Rios e na Baía de Guanabara, com volume de chuva de 400 a 500mm ao longo dos próximos quatro dias.
Cedae faz manutenção na terça (25) e vinte bairros do Rio serão afetados
Pista ganha nome de Phil Haegler; missa de sétimo dia foi marcada
Sim, Gracyanne Barbosa lançou uma linha de ovos ‘de galinhas talentosas’
Ela enganou todo mundo! Marca de ovos de Gracyanne era ação publicitária
Dionísio Chaves assume a curadoria de vinhos do Guanabara





