Quem levou a melhor na premiação do Festival do Rio
Pequenas Criaturas, estrelado por Carolina Dieckmmann, e Ato Noturno, de Filipe Matzembacher e Marcio Reolon, são os grandes vencedores da mostra competitiva

Após um encerramento emocionante no sábado (11) — com direito a entrega de lencinhos na porta para a sessão de Hamnet: A Vida Antes de Hamlet — uma das principais apostas para o Oscar 2026 —, domingo (12) foi dia de finalizar de vez a temporada com as entregas do Troféu Redentor. Vale citar que as exibições para o público foram estendidas e seguem até a quarta (15).
A cerimônia ocorreu no grandioso Cine Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro. Marcada pela diversidade, a premiação foi feita pelos atores Cleyton Nascimento e Luisa Arraes.
O grande vencedor da noite foi o drama de época Pequenas Criaturas, de Anne Pinheiro Guimarães, que arrematou melhor longa de ficção na mostra competitiva. Protagonizado por Carolina Dieckmmann, em sua estreia com um crédito de produção, a obra levou ainda a estatueta de direção de arte.
Outro destaque foi Ato Noturno, com o prêmio de melhor roteiro para a dupla Filipe Matzembacher e Marcio Reolon, de volta ao festival após vencer o maior prêmio da noite em 2018 por Tinta Bruta. O thriller sobre um político e um ator viciados em fazer sexo em público levou quatro Redentores, incluindo melhor ator para Gabriel Faryas, melhor fotografia e o Prêmio Felix — destinado a obras LGBTQIAP+, onde obras de todas as mostras concorrem.
Nos documentários, a inclusão também foi destaque com a vitória de Apolo, que aborda a jornada do casal trans Lourenzo Duvale e Isis Broken na gravidez do primeiro filho, que, mesmo dormindo, foi ao palco receber o prêmio no colo do produtor Henrique Sauer, marido de Tainá Müller, co-diretora do projeto com Isis.
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Ainda em documentários, o carioca Cheiro de Diesel, uma forte denúncia a violência policial nas favelas e às falhas do sistema judiciário em puní-las. “Eu sou comunicadora da Favela da Maré, e estou muito feliz por levar este prêmio para as minhas vielas, para as ruas que anos atrás estavam com tanques de guerra. Eu fui censurada e hoje estou levando um prêmio para a Maré. Viva a favela! Não queremos tanques de guerra nas ruas e vielas das nossas favelas”, celebrou emcionada Gizele Martin, diretora do longa vencedor do prêmio especial do júri e o prêmio popular, que voltou este ano.
Em ficção o público elegeu o suspense sobre influenciadores infantis Salve Rosa como vitorioso. A obra, com estreia marcada para 23 de outubro, levou ainda melhor figurino e atriz para Klara Castanho. “A vida presta!”, comemorou a jovem em referência à Fernanda Torres.
Este ano, além da mostra competitiva e do Prêmio Felix, a Premiere Brasil Novos Rumos também distribuiu os desejados Redentores.
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Confira a lista completa:
PREMIÈRE BRASIL
Melhor Longa-Metragem de Ficção
PEQUENAS CRIATURAS, de Anne Pinheiro Guimarães
Empresa Produtora: BANANEIRA FILMES
Melhor Longa-Metragem Documentário
APOLO, de Tainá Müller e Ísis Broken
Empresa Produtora: CAPURI
Melhor Curta-Metragem
SEBASTIANA, de Pedro de Alencar
Empresa Produtora: TERRA BRUTA e CÉU E SANGUE FILMES
e O FAZ-TUDO, de Fábio Leal
Empresa Produtora: CASA LÍQUIDA
Melhor Direção de Ficção
ROGÉRIO NUNES, por Coração das Trevas
Melhor Direção de Documentário
MINI KERTI, por Dona Onete – Meu Coração Neste Pedacinho Aqui
Melhor Ator
GABRIEL FARYAS, por Ato Noturno
Melhor Atriz
KLARA CASTANHO, por #SalveRosa
Melhor Ator Coadjuvante
ALEJANDRO CLAVEAUX, por Ruas da Glória
Melhor Atriz Coadjuvante
DIVA MENNER, por Ruas da Glória
Melhor Roteiro
FILIPE MATZEMBACHER e MARCIO REOLON, por Ato Noturno
Melhor Montagem
ANDRÉ FINOTTI, por Honestino
Melhor Fotografia
LUCIANA BASEGGIO, por Ato Noturno
Melhor Direção de Arte
CLAUDIA ANDRADE, por Pequenas Criaturas
Melhor Figurino
RENATA RUSSO, por #SalveRosa
Melhor Som
ARIEL HENRIQUE e TALES MANFRINATO, por Love Kills
Melhor Trilha Sonora Original
PLÍNIO PROFETA, por Apolo
Prêmio Especial do Júri
CHEIRO DE DIESEL, de Natasha Neri e Gizele Martins
Empresas Produtoras: AMANA CINE e BARACOA FILMES
PREMIERE BRASIL – NOVOS RUMOS
Melhor Curta-Metragem
PONTO CEGO, de de Luciana Vieira e Marcel Beltrán
Empresa Produtora: CINEMA INFLAMÁVEL
Menção Honrosa para OS ARCOS DOURADOS DE OLINDA, de Douglas Henrique
Melhor Longa-Metragem
UMA EM MIL, de Jonatas Rubert e Tiago Rubert
Empresa Produtora: ATALA
Melhor Direção
JOÃO BORGES, por Espelho Cigano
Melhor ator
MÁRCIO VITO, por Eu Não Te Ouço
Melhor atriz
ANA FLAVIA CAVALCANTE E MAWUSI TULANI, por Criadas
Menção Honrosa de melhor atriz para DOCY MOREIRA, por Espelho Cigano
Prêmio Especial do Júri
ÂNGELA LEAL e LEANDRA LEAL, por Nada a Fazer
FELIX
Melhor Filme Brasileiro
ATO NOTURNO, de Marcio Reolon e Filipe Matzembacher
Empresa Produtora: AVANTE FILMES
Melhor Filme Internacional
A SAPATONA GALÁCTICA (Lesbian Space Princess), de Leela Varghese e Emma Hough
Hobb
Empresa Produtora: WE MADE A THING
Distribuidora: SYNAPSE
Melhor Documentário
COPACABANA, 4 DE MAIO, de Allan Ribeiro
Empresa Produtora: ACALANTE FILMES
Prêmio Especial do Júri
ME AME COM TERNURA (Love Me Tender), de Anna Cazenave Cambet
Empresa Produtora: NOVOPROD CINÉMA
Distribuidora: IMOVISION
VOTO POPULAR
Melhor Longa Ficção (pelo Júri Popular): #SalveRosa, de Suzanna Lira.
Melhor Longa Documentário (pelo Júri Popular): Cheiro de Diesel, de Natasha Neri e Gizele Martins.
Melhor Longa da mostra Novos Rumos (pelo Júri Popular): Herança de Narcisa, de Clarissa Appelt e Daniel Dias.