Continua após publicidade

Prefeitura terá sensores contra enchentes

O primeiro equipamento foi instalado em uma esquina no Catete. A ideia da prefeitura é que, no futuro, mais de mil pontos sejam monitorados

Por Marcela Capobianco
26 fev 2020, 17h33
Chuva
: para conter os danos das chuvas de verão fo feito o plano, com vigência prevista de 12 meses (Marcia Foletto/Agência O Globo)
Continua após publicidade

A prefeitura do Rio anunciou que vai implementar um sistema de monitoramento para prevenir alagamentos. Os testes estão sendo feitos pelo Centro de Operações (COR), em parceria com a startup Noah desde o ano passado.

Os sensores identificam alagamentos e geram alertas. O objetivo é acelerar e agilizar ações imediatas em dias de chuva forte. O primeiro local escolhido para a instalação do protótipo foi a esquina da Rua do Catete com a Silveira Martins, conhecida pelos alagamentos.

Os alertas são emitidos de acordo com a situação de cada rua, levando em conta aspectos como formação de bolsões d’água, alagamento e enchentes. Os pontos críticos serão classificados em normal, médio ou alto, com encaminhamento aos agentes responsáveis e para o telão do Controle do COR. O dispositivo também informará sobre o escoamento das águas.

Quatro novos sensores devem ser instalados em outros pontos críticos da cidade nos próximos meses.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.