‘Coisa horrorosa’: prefeitura vai cortar fiação abandonada ou mal colocada
Operação Caça Fios contará com sete equipes que começam a percorrer as ruas do Rio na próxima segunda (24)
A prefeitura do Rio lança, na próxima segunda (24), a operação ‘Caça Fios’. Ao todo, sete equipes estarão nas ruas da cidade cortando a fiação abandonada ou mal colocada de diversas concessionárias.
+ Universidade Gama Filho começa a ser demolida para dar lugar a parque
“Já que eles não cuidam dos fios deles, vamos simplesmente cortar“, avisa o prefeito Eduardo Paes, na coluna de Ancelmo Gois, do Globo. “É preciso parar com estes fios pendurados na cidade, essa coisa horrorosa“, acrescenta ele.
O caos dos fios e cabos é uma cena comum em todo o país e coloca vidas em risco, já que muitos deles ficam soltos ou estão mal instalados. Os postes pertencem às empresas distribuidoras de energia, mas parte dos espaços é compartilhada com as empresas de telecomunicações, que devem pagar uma espécie de aluguel, segundo regras estabelecidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Mas, de acordo com levantamento realizado pela Aneel em 2019, apenas 42% das operadoras de telecomunicações que usam cabos possuíam contrato com alguma distribuidora de energia.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Em abril, as duas agências encerraram uma consulta pública conjunta sobre o novo regulamento de compartilhamento de postes. A proposta visa regularizar em dez anos 24% dos postes de energia em todo o país.