Prefeitura estende horário de funcionamento do VLT e do BRT Transbrasil
Linha 60 (Gentileza x Deodoro) agora funciona das 4h à meia-noite; duas linhas do Veículo Leve sobre Trilhos estão operando das 5h às 23h
Deste domingo (7), o horário de funcionamento do BRT Transbrasil foi estendido pela prefeitura do Rio. A linha 60 (Terminal Gentileza x Terminal Deodoro – parador), antes operando das 10h às 15h, passou a funcionar das 4h à meia-noite, em todos os dias da semana, com intervalos de 10 minutos. As duas linhas do Veículo Leve Sobre Trilhos, o popular VLT, que passam pelo Terminal Gentileza também tiveram seus horários modificados. A linha 4, que faz o trajeto entre o Terminal Gentileza e a Central do Brasil e a Praça XV, agora circula das 5h às 23h. A Linha 1, que faz a ligação entre o Terminal Gentileza e o Aeroporto Santos Dumont, também está funcionando no mesmo horário.
+ Ai, meu bolso! Passagem do metrô vai subir para R$ 7,50 no dia 12 de abril
E nesta segunda (8), o BRT Transbrasil começou a operar com 50 articulados, possibilitando a redução dos intervalos da linha para 5 minutos nos horários de pico. Também na segunda (8), as linhas 80 (Terminal Gentileza x Penha – parador) e 90 (Terminal Gentileza x Fundão – parador) ampliaram a operação, passando a funcionar das 4h à meia-noite, com intervalos de seis minutos durante os horários de maior movimento. “Resolvemos fazer uma alteração no cronograma em função do ótimo resultado na primeira semana de operação do BRT Transbrasil e também por conta das avaliações que fizemos e o acompanhamento do Centro de Operações Rio e da CET-Rio. Essa nova fase vai significar um maior atendimento à população”, afirmou o secretário de Coordenação Governamental, Jorge Arraes.
Com 25 quilômetros de extensão, 17 estações, dois terminais e atravessando 18 bairros, o BRT Transbrasil tem previsão de transportar cerca de 250 mil pessoas por dia até 2030. Este é o quarto corredor de BRT implantado na cidade, ampliando o sistema de transporte de alta capacidade, que já opera com os corredores Transoeste, Transcarioca e Transolímpica. O investimento visa proporcionar maior acessibilidade e comodidade aos usuários do transporte público na cidade, expandindo as oportunidades de conexões entre as zonas Norte e Oeste e o Centro da cidade. Além das linhas regulares de articulados, o BRT Transbrasil também oferece um serviço executivo de transporte de passageiros entre o Terminal Gentileza e o Aeroporto Internacional Tom Jobim.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Outra boa notícia de mobilidade urbana é a volta do funcionamento do Teleférico da Providência, na Gamboa, que neste domingo (7) voltou a operar após oito anos parado. O vai e vem das gôndolas em direção ao alto do Morro está garantido de terça a sexta, das 8h às 12h, e aos sábados das 8h às 11h. O teleférico, inaugurado em julho de 2014, liga a Praça Américo Brum, no Alto do morro, à Central do Brasil e à Gamboa, parou de vez em 2016. Na época, o fim do contrato com a empresa operadora interrompeu o funcionamento do serviço.