Continua após publicidade

Praias de Ipanema e Leblon ganham incentivo para recuperar vegetação

O valor será doado pelo Fundo Comunitário do Airbnb para o Instituto E, que cuida das restingas

Por Redação
Atualizado em 14 mar 2024, 17h02 - Publicado em 13 mar 2024, 13h16
Restinga: projeto mudou a paisagem da praia nos últimos anos
Restinga: projeto mudou a paisagem da praia nos últimos anos (Reprodução/Internet)
Continua após publicidade

A notícia é boa para a cidade e a preservação ambiental no cenário das areias cariocas: o projeto de cuidado e manutenção das áreas de restinga das praias de Ipanema e do Leblon vai receber um belo aporte. Desenvolvido desde 2009 pelo Instituto E, a iniciativa é uma das três que receberão apoio do Fundo Comunitário do Airbnb. O anúncio, feito esta semana, indica a doação de R$1,7 milhão para organizações brasileiras em apoio a iniciativas de sustentabilidade e conservação. O quinhão do Instituto E será usado para a restauração e manutenção das dunas e da vegetação na orla.

+ Policiais são afastados após comprar bolo para miliciano sob custódia

O  Instituto E é presidido pelo empresário Oskar Metsavaht, que coordena o Projeto de Recuperação da Vegetação de Restinga. O trabalho inclui 28 canteiros de restinga adotados, seis mil metros quadrados de área remanejada para as dunas, mais de dez mil metros quadrados de área replantada e mais de 38 mil mudas de restinga plantadas.

Compartilhe essa matéria via:

A restinga contribui para a conservação da biodiversidade nativa do litoral, abrigo para fauna e flora originais, e também ajuda no equilíbrio da temperatura e na contenção do deslocamento da areia em dias de chuva e ventos fortes, prevenindo erosões.

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

“Quando iniciamos esse projeto, as dunas originais e a vegetação não existiam mais. Estavam todas devastadas pelas contínuas obras no calçadão e nas tubulações. Foi realizado um extenso trabalho de pesquisa, em parceria com a prefeitura e com a colaboração de biólogos experientes, para que o projeto fosse iniciado em total sintonia e alinhamento com o meio ambiente, devolvendo o verde para a cidade. Para o primeiro plantio, convidamos crianças das escolas públicas próximas para participar. É de extrema importância ter a sociedade conhecendo, participando e reconhecendo a relevância dessa vegetação”, diz Oscar.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.