Continua após publicidade

Como ficou a Praça General Osório, em Ipanema, após obra de revitalização

Ponto alto da reabertura foi o religamento do Chafariz das Saracuras, de Mestre Valentim, que estava sem funcionar há mais de cinco anos

Por Da Redação
4 ago 2022, 14h02
A Praça General Osório ganhou uma academia da terceira idade e teve os brinquedos recuperados - Prefeitura do Rio
Baixo Ipanema: a revitalização da General Osório deu impulso ao projeto de lei  (Prefeitura do Rio/Divulgação)
Continua após publicidade

Berço da Banda de Ipanema e da Feira Hippie, a Praça General Osório foi completamente reaberta ao público nesta quarta (3), após cinco meses em reforma. Os trabalhos incluíram a recuperação do mobiliário, instalação de academia da terceira idade, reforma dos brinquedos do parque infantil e a abertura do parque para cães, entre outras melhorias. O ponto alto da reabertura foi o religamento do Chafariz das Saracuras, obra do escultor Mestre Valentim feita em 1795 e tombada pelo Iphan, que foi restaurada e estava sem funcionar há mais de cinco anos.

+ Para aplaudir de pé: Rio encabeça lista de melhor pôr do sol do mundo

A reforma foi uma iniciativa do projeto Revitaliza Praça General Osório, do Instituto Carioca Cidade Criativa (ICCC), que adotou o espaço junto à prefeitura do Rio e captou 1,3 milhão de reais em patrocínios para realizar as obras através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Participaram como patrocinadores Fecomércio/Sesc/Senac, BTG Pactual, Estácio e Supermercado Zona Sul. A revitalização incluiu novo gradil, paisagismo, mobiliário, parque infantil, academia da terceira idade, um novo parcão (área cercada para cães), nova sinalização (com totens, flags e mapa) e um circuito de câmeras de segurança ligado ao posto do Ipanema Presente, já instalado no local.

Desde sua fundação, em 2019, esse é o terceiro projeto de revitalização de espaços públicos entregue pelo ICCC aos cariocas. Os anteriores foram o restauro do Portão do Parque Guinle e o Parque da Catacumba, em 2020. O Revitaliza Praça General Osório contou com o apoio das secretarias municipais de Conservação e de Meio Ambiente, Subprefeitura da Zona Sul, Fundação Parques e Jardins, RioLuz, e do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

“Estamos muito felizes e realizados com a conclusão desse projeto. Restauramos um chafariz histórico e entregamos uma praça linda e modernizada. Queríamos ressaltar o apoio fundamental que tivemos dos órgãos municipais e da população”, disse a cofundadora do ICCC, Ana Luiza Piza. “Esperamos que a partir de agora todos ajudem a cuidar mais desse local tão importante para o bairro e para a cidade e já vamos partir para novos projetos que ajudem o Rio”, completou Heitor Wegmann Jr. também fundador do ICCC. O subprefeito da Zona Sul, Flávio Valle, falou sobre a importância de o poder público acompanhar cada detalhe do processo, para garantir que a entrega fosse realizada da melhor forma, atendendo aos moradores do bairro, turistas e visitantes: “A Praça General Osório é muito simbólica para o bairro. Tê-la reformado mostra que a prefeitura está atenta e fazendo as melhorias que a Zona Sul merece, garantindo de volta os espaços coletivos para o bom convívio de todos”.

O Revitaliza General Osório em números:

80 profissionais envolvidos

10.000 mudas de plantas e flores

Continua após a publicidade

10 novos brinquedos infantis

7 novos brinquedos no parcão

6 equipamentos de ginástica para a terceira idade

Continua após a publicidade

16 câmeras

6 postes

380 metros de cabeamento

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.