Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Praça do Choro, em Laranjeiras, é pichada após fim de semana de festejos

Local amanheceu com escritos como “comércio não respeita morador”; a proprietária do Esperança Eco planeja ir registrar ocorrência por dano a patrimônio público

Por Da Redação
17 nov 2025, 17h01
Vandalismo: moradores insatisfeitos com eventos em Laranjeiras picham patrimônio público após abertura da Livraria Janela.
Vandalismo: moradores insatisfeitos com eventos em Laranjeiras picham patrimônio público após abertura da Livraria Janela. (@ruadaslaranjeiras/@janela_livraria/Instagram)
Continua após publicidade

O fim de semana da sexta (14) ao domingo (16) foi movimentado na Praça do Choro, em Laranjeiras, na Zona Sul carioca. Entre uma série de encontros culturais, a inauguração da Livraria Janela, na Rua General Glicério, no sábado (15), terminou em um ato vandalismo, quando alguns moradores da região picharam frases de repúdio ao evento em patrimônio público.

Compartilhe essa matéria via:

Após o fim de semana, a praça amanheceu com o escrito “comércio não respeita morador” em um momumento de concreto da prefeitura, enquanto um poste em frente ao restaurante Esperança Eco — que presidiu o encerramento do evento com uma roda de samba — foi pintado com: “Eco não respeita morador”.

A chef Verônica Moreira, proprietária do Esperança Eco, contou à VEJA RIO que vai à delegacia registar um boletim de ocorrência, mesmo que a pichação tenha sido feita em patrimônio público e não no estabelecimento.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

“A gente fez música das 18h às 21h, com um intervalo no meio. Foi um evento enorme, além das proporções do que imaginávamos, mas o som foi encerrado um pouco antes das 21h, sem postergação, e às 22h já estávamos fechados. Sempre obedecemos as normas. É uma situação muito desagradável, ninguém tentou conversar comigo ou com as meninas do Janela“, afirma a chef.

A abertura da livraria contou com a presença do ator, escritor e roteirista Gregório Duvivier. Nas redes sociais, outros moradores de Laranjeiras repreenderam a atitude dos vizinhos.

+ Livraria Janela inaugura em Laranjeiras com debate de Gregorio Duvivier

Continua após a publicidade

“Foi tudo lindo! O bairro ‘vivo’ de cultura e acabou tudo às 22h. O restaurante Eco é o maximo, a abertura da Janela, uma dadiva para rua General Glicério! Dia de inauguração, apenas isso!”, afirma um dos comentários.

“Eu moro literalmente no burburinho! Fizemos até uma varanda para ouvir melhor a música que vem do Esperança e da praça. Que gente infeliz e amargurada. Sugiro morar em outro bairro”, criticou outra moradora.

Um vídeo captado por câmeras de segurança mostra o momento em que o poste foi pichado. Assista:

Continua após a publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 29,90/mês