Vacina em dia: postos do Rio aplicam doses contra gripe, sarampo e Covid
Dia D de vacinação acontecerá neste sábado (4) e contemplará mais de 450 pontos do município. Veja quem pode tomar os imunizantes
Neste sábado (4), a Secretaria municipal de Saúde (SMS) promove o Dia D de vacinação em mais de 450 unidades de saúde e postos extras do Rio, das 8h às 17h. Será disponibilizada a vacina do sarampo, para crianças entre seis meses e 4 anos, da gripe e contra a Covid-19, destinada a quem ainda não completou o esquema vacinal. De acordo com o novo anúncio da SMS nesta quinta (2), a vacina contra a gripe poderá ser aplicada em todos os cariocas acima de seis meses de idade a partir deste sábado (4).
+ Taxa de positividade para testes de Covid-19 dobrou no último mês no Rio
Nas unidades de Atenção Primária, também estarão disponíveis os demais imunizantes do calendário da criança e do adolescente, para atualização da caderneta de vacinação.
Os endereços dos postos, informações sobre horários específicos de funcionamento e quais vacinas serão disponibilizadas em cada local podem ser conferidas no site da SMS. A pasta recomenda que as pessoas compareçam às unidades de saúde portando um documento de identificação e a caderneta de vacinação.
Cerca de um milhão de doses da vacina contra a Influenza foram aplicadas até o momento em pessoas dos grupos prioritários da campanha da gripe. A cobertura vacinal da gripe no município atualmente é de 53% dos idosos, 43% de trabalhadores da saúde, 31% das crianças, 23% dos profissionais de educação, 22% das mulheres gestantes e 16% das puérperas.
Quanto à aplicação da vacina Tríplice viral, ofertada em dose adicional na campanha contra o sarampo, 30% das crianças foram vacinadas. O município possui uma população de crianças estimada em 353.000.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Na última segunda (30), também foi iniciada a aplicação da dose de reforço para adolescentes de 12 a 17 anos que tenham tomado a segunda dose há pelo menos quatro meses. Idosos com 60 anos ou mais que tomaram a primeira dose de reforço há quatro meses, no mínimo, podem retornar aos postos para receber a segunda dose de reforço.
Segundo dados do Painel Rio Covid-19, quase 60% da população adulta carioca está vacinada com a primeira dose de reforço até o momento. Em relação à quarta dose, 45.7% dos idosos com 60 anos ou mais já foram imunizados.