Portal reúne fotografias históricas do Rio
Fundação Biblioteca Nacional e Instituto Moreira Salles lançam site para a preservação do patrimônio fotográfico brasileiro
Os interessados pela história da cidade acabam de ganhar um recurso que será um prato cheio para matar a curiosidade sobre o Rio de outros tempos. A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e o Instituto Moreira Salles (IMS) lançam, nesta sexta (17), o Portal Brasiliana Fotográfica. Com o objetivo de preservar o patrimônio fotográfico brasileiro, o portal contará com mais de duas mil fotos históricas do século XIX e início do século XX.
Durante o evento de lançamento, que acontece às 11h, no auditório da Biblioteca Nacional, o presidente da FBN e o superintendente executivo do IMS, Flávio Pinheiro, assinarão o Acordo de Cooperação Técnica que dará início ao projeto. Neste primeiro momento, já estão disponíveis fotos da Biblioteca Nacional e do Instituto Moreira Salles, mas outras instituições – do Brasil e do exterior, públicas ou privadas – poderão aderir ao portal.
Entre as raridades, estão fotos da coleção D. Thereza Christina Maria, colecionadas por D. Pedro II, além de um conjunto de retratos da família imperial, feitos por Joaquim Insley Pacheco. O professor de fotografia da princesa Isabel, Revert Henry Klumb, também está representado com a série completa de estereogramas (fotografia estereoscópica, 3D) com imagens gerais da cidade do Rio de Janeiro e do palácio imperial em Petrópolis.
Uma vez cadastrados no portal, os usuários poderão selecionar suas fotos preferidas e compartilhá-las em redes sociais. A cada semana, novas galerias de imagens serão destacadas e os curadores do portal desenvolverão comentários e reflexões sobre as fotografias escolhidas. As fotos foram digitalizadas em alta resolução e poderão ser vistas com uma ferramenta de zoom. A consulta gratuita estará disponível por tema, período ou autoria.
Registros dos fatos
A Biblioteca Nacional também acaba de firmar um acordo com os Diários Associados que permite a publicação na Hemeroteca Digital, com acesso livre e aberto, de toda a coleção do grupo. Estão incluídos veículos essenciais da imprensa brasileira, tais como Jornal do Comércio, Correio Brasiliense, A Noite, O Jornal e Revista O Cruzeiro, entre outros títulos.
Além de ceder os direitos de divulgação de toda sua coleção, os Diários Associados doaram à Biblioteca a coleção física do periódico O Jornal (1919-1974), composta por 576 volumes, mais 383 volumes do periódico Diário Da Noite (1929-1962). O acordo prevê também a doação de 36.631 discos de 7, 10 e 12 polegadas do acervo da Rádio Tupi.