Para compensar o calor? Por que a água do mar tem ficado ‘congelante’
Praias lotadas do feriado tiveram mergulhos com temperaturas dez graus abaixo do ideal

Ao mesmo tempo em que o mar na orla da Zona Sul, deu uma “acalmada”, e passou da bandeira vermelha para a amarela no fim de semana, levando em consideração a lotada Praia de Ipanema, a temperatura da água afastou muita gente daquele mergulho mais prolongado. Também na faixa de areia de Copacabana, a temperatura da água chegou a 16,5°C pela manhã do feriado de segunda (20), um ambiente de fazer tremer os ossos.
O fenômeno da ressurgência na Região dos Lagos é um dos fatores apontados por especialistas para o mar do Rio ficar cerca de dez graus abaixo da temperatura considerada ideal. Os ventos de Sudeste batem nas costas das cidades como Cabo Frio a Arraial do Cabo, e trazem a água gelada com as correntes, seguindo o recorte do litoral.
“A ressurgência ocorre por uma combinação de fatores, como a direção dos ventos e a configuração da costa. O vento bate, a água superficial migra, e a água do fundo, mais fria porque não recebe o sol, sobe. No verão, os ventos que costumam fazer isso são os famosos alísios”, disse, ao jornal O Globo, a geógrafa Flávia Lins de Barros, coordenadora do Laboratório de Geografia Marinha da UFRJ.